Seleções > Pronto, foguete, vamos!

PRONTO, FOGUETE, VAMOS!

Texto: Estevão Azevedo

Ilustração: Ana Matsusaki

Editora: FTD
A fim de lançar-se no espaço, Iolanda empilha móveis e objetos para construir um foguete. Após várias tentativas, a aventura tem um final diferente do imaginado por ela.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

No quintal de sua casa, Iolanda constrói um foguete. Começa com uma poltrona da sala que ela arrasta até o jardim, porém o foguete não decola. Então, adiciona uma mesinha de desenho e... nada! Novos objetos vão surgindo e sendo empilhados de forma elaborada para fazer uma viagem ao espaço.

Apesar do cansaço, com tantas tentativas frustradas, Iolanda segue projetando a sua construção, determinada e resiliente. Com direito a pausa para sonhar com o universo e planetas habitados por seres engraçados. Em um dos lançamentos, acontece um evento inesperado para Iolanda (não tão inesperado assim para o leitor) e a menina cria uma nova narrativa para dar conta do acontecimento.

As ilustrações ajudam a contar a história. As páginas em fundo preto correspondem à imaginação da menina, enquanto as páginas em fundo branco apresentam o quintal com a pilha de objetos. Para a imaginação infantil, um penico vira uma poltrona de foguete, uma arara de pelúcia é o copiloto e o xixi vira combustível. Não é preciso ter recursos sofisticados para que a criatividade alce voos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786557421345
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27 cm x 18.2 cm x 0.4 cm
Peso: 130 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Conto
ASSUNTOS
Brincadeiras, Criatividade, Fantasia, Móveis, Meios de transporte, Protagonismo infantil, Foguete, Imaginação
SOBRE ESTEVÃO AZEVEDO
Foto do autor Estevão Azevedo
Mestre em letras e literatura brasileira pela FFLCH-USP, Estevão Azevedo é escritor e editor. Tem contos publicados em revistas e na antologia Popcorn unterm Zuckerhut – Junge brasilianische literatur, lançada na Alemanha em 2013. Publicou o livro de contos O som de nada acontecendo (2005), e os romances Nunca o nome do menino (2008) e Tempo de espalhar pedras (2014), escolhido como o Livro do Ano do Prêmio São Paulo de Literatura 2015. Sua estreia na literatura para crianças se dá com O dia em que meu prédio deu no pé (2021).
leia mais...
SOBRE ANA MATSUSAKI
Foto do autor Ana Matsusaki
Ana Matsusaki nasceu em São Paulo e, desde muito cedo, envolveu-se com livros, palavras, imagens e plantas. Formou-se em Design Gráfico pela faculdade das Belas Artes em 2009 e trabalhou como diretora de arte na área editorial. Em 2015, abriu seu próprio estúdio e tem desenvolvido trabalhos para Editora Moderna, Editora Biruta, FTD, Editora do Brasil, Editora Mol, Quartz, Brinque Book, SESC. A COLECIONADORA DE CABEÇA é sua obra de estreia na literatura para crianças. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35