Seleções > Porque colocamos estrelas nas árvores de Natal

PORQUE COLOCAMOS ESTRELAS NAS ÁRVORES DE NATAL

Texto: Nadia Heppell

Tradutores: Luciana Fiuza

Editora: Aletria
O sonho de Lurijo é ganhar o concurso de árvore de Natal mais bonita da cidade. Com a ajuda de sua amiga, ele ganha o que mais importa.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Lurijo é um cão que quer muito vencer o concurso da árvore de Natal mais bonita da cidade. Ele nunca conseguiu ganhar a disputa, por mais que se dedicasse na produção dos laços. Sua amiga Zara é uma limpadora de estrelas. Todas as noites, sobe uma escada que a leva até o céu para lustrar as estrelas. Em suas horas livres, Zara encontra Lurijo. Mas, por causa do concurso, eles não estavam se vendo.

Na véspera de Natal, Zara procura presentes para Lurijo, porém sem muito sucesso. A amiga tenta pensar no que ele gostaria de ganhar e a única certeza que ela tinha era a de que ele queria o bolo de chocolate do prêmio vencedor do concurso da árvore mais bonita.

Zara começou a trabalhar desanimada por não ter comprado um presente. Ficou lustrando as estrelas e observando Lurijo, que parecia triste ao lado de sua árvore. Zara desejou muito poder ajudar. Até que teve uma ideia do que poderia fazer para que a árvore do amigo se destacasse entre as outras. 

É uma história sobre amizade, em que os sentimentos de tristeza, alegria e realização são divididos entre amigos. Há a percepção da necessidade real do outro e a dedicação para poder surpreendê-lo. O presente dado a Lurijo por Zara é único e significativo, melhor do que qualquer presente que ela poderia ter comprado para ele. O que vai na contramão do consumismo e resgata a simbologia desta data comemorativa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2011
País: Estados Unidos
ISBN: 9788561167202
DIMENSÕES E ACABAMENTO
28.4 cm x 20 cm x 0.8 cm
Peso: 340 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Mito e lenda, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Cachorro, Amizade, Presente, Surpresa, Cooperação, Animais, Cuidados, Natal
SOBRE NADIA HEPPELL
Foto do autor Nadia Heppell
Nadia Heppell nasceu em Ulan-Ude, na Sibéria, Rússia, onde passou a infância e os anos de faculdade. Durante um ano, viajou e estudou na China, antes de se mudar para os Estados Unidos aos 22 anos. Dez anos depois, tendo vivido em Chicago e Las Vegas, Nadia deixou os Estados Unidos para viajar pelo mundo por 5 anos. Junto com seu marido Eric e seu filho Illia. Eric estava trabalhando para o Cirque du Soleil naquela época e eles viajaram pelo Reino Unido, depois pela América do Sul e do Norte e finalmente pela Austrália. Eles passaram um ano inesquecível no Brasil, Nadia não conseguia trabalhar em projetos de pintura em grande escala na época de suas viagens, então ela começou a trabalhar no livro de seus filhos e publicou-o quando eles estavam no Brasil. A filha Sofia apareceu para a etapa "Down-Under" de sua jornada.No início de 2016, ela se mudou para Fairfield, Connecticut. Nadia pinta profissionalmente há mais de vinte anos, fazendo experiências em vários meios e estilos. “A mudança é muito importante, novas cores, novas ideias, novas imagens, isso continua renovando você como artista, para que você não se torne robótico no seu processo artístico”.Ela desenvolveu um estilo distinto, que culminou em sua série "pessoas ingênuas". Com o nascimento da filha, suas pinturas tornaram-se mais femininas. Agora o assunto é mulheres lindas, garotas mágicas e flaura encantadora...Suas pinturas já foram expostas e vendidas em galerias de Nova York, Las Vegas, Los Angeles, Tóquio e Rio de Janeiro, entre outras. Eles encontraram suas casas em coleções particulares na Austrália, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Coréia do Sul, Itália, Argentina, Brasil, Nova Zelândia, Rússia e Inglaterra. Nadia e sua família se mudaram para Quebec, Canadá, no verão de 2021, onde ela está abrindo sua Galeria de Arte e trabalhando em um novo livro infantil.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35