Seleções > Porcolino e mamãe

PORCOLINO E MAMÃE

Texto: Margareth Wild

Ilustração: Stephen Michael King

Tradutores: Gilda de Aquino

Editora: Brinque-book
Porcolino perdeu sua mãe ou perdeu-se dela? Será que a todo instante mãe e filho devem viver grudados, ou há intervalos para exercitarmos nosso quinhão de individualidade e confiança?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

De repente, o filhote se vê só na vastidão da fazenda, sente que perdeu sua mamãe. Porcolino berra, funga, grunhe e — o pequeno leitor poderá imaginar que nada resolve — levanta-se e sai procurando a mãe por todos os lugares.

Perto do lago, papai pato oferece um abraço. No campo florido, um carneiro o convida fazer um colar de margaridas. Perto da horta, um burro propõe brincar de pega-pega com seus burrinhos... e assim Porcolino vai encontrando o cão, o cavalo, o gato cochilando ao sol na varanda da sede, cada um oferecendo um jeito de fazer passar o tempo, diminuindo sua aflição.

Este é um álbum ilustrado com uma narrativa em lengalenga, cuja repetição de cenas e da estrutura do diálogo vão permitindo a leitura mais atenta da imagem. Os lugares não foram descritos verbalmente, cabe ao adulto incentivar o reconhecimento dos espaços e dos detalhes ajudando o seu filhote sentir e ampliar a caminhada do Porcolino.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2009
País: Austrália
ISBN: 9788574122496
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25 cm x 24 cm x 0.4 cm
Peso: 249 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Conto
ASSUNTOS
Família, Desenvolvimento emocional, Maternidade, Mãe, Animais, Individualidade, Abandono, Insegurança, Acolhimento, Fazenda, Confiança, Filhos pequenos, Porco
SOBRE MARGARETH WILD
Foto do autor Margareth Wild
Margaret Wild é uma escritora nascida na África do Sul que vive na Austrália desde 1972, onde trabalhou como jornalista, editora de livros, passando a escrever para crianças em tempo integral. De sua autoria, foram publicadas no Brasil as histórias de Vó Nana e Porcolino, em quatro álbuns ilustrados, e Filhotes de bolso. Seus livros alcançam leitores em todo o mundo e já ganharam vários prêmios.
leia mais...
SOBRE STEPHEN MICHAEL KING
Foto do autor Stephen Michael King
Stephen Michael King é um escritor-ilustrador australiano bem conhecido dos leitores brasileiros, desde o sucesso de O homem que amava caixas (1995). Seu desenho leve com traços finos à tinta nanquim, o movimento e a expressão fisionômica de seus personagens, as cores em aquarela, são as marcas de seu trabalho e talento de comunicação com pessoas de todas as idades.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35