Seleções > Por que choramos?

POR QUE CHORAMOS?

Texto: Fran Pintadera

Ilustração: Ana Sender

Tradutores: Inês Castel-Branco

Editora: WMF Martins Fontes
Choramos por tantas razões! É o que uma mãe explica ao filho em forma de nuvem, pássaro, riso, salto, solidão.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Mario tem os joelhos e os cotovelos avermelhados de infância. Tem o cadarço do tênis desfeito de nó. E tem uma pergunta para a sua mãe: por que choramos? A resposta (que se desdobra em várias) se apresenta nas páginas duplas que compõem o livro, na composição que pede um álbum ilustrado: palavras e imagens casadíssimas. Bela produção dos artistas Fran Pintadera e Ana Sender.

A mãe do garoto diz que choramos porque às vezes a tristeza é tão grande que não cabe no corpo. Na ilustração, a mãe volta no tempo e é novamente a menina que chora, e, emana pássaros negros de sua trança. Outras vezes, choramos porque estamos cheios de raiva e descarregamos em lágrimas como uma grande chuva. E a menina-nuvem parece mesmo que vai explodir!

Choramos quando não entendemos o mundo, choramos por respostas. Ou quando há muita solidão. Chorar é para quem cresce e segue sentindo tudo, ao contrário das pedras. Algumas pessoas choram os seus silêncios e isso pode ser por tantas razões: medo, vergonha, censura, violência. Choramos tomados por uma alegria, uma emoção, um sentimento. A mãe diz: choramos porque sentimos vontade de chorar. E o filho, aliviado, sabe que esse é o caminho natural: o do sentir.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788546903313
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.4 cm x 23 cm x 27 cm
Peso: 200 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Crônica, Prosa poética
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Empatia, Maternidade, Solidão, Mãe, Resiliência, Medo, Amadurecimento, Tristeza, Existência, Curiosidade, Crescimento, Alegria, Emoções, Sentimentos, Dúvidas existenciais, Paciência, Raiva, Revolta, Impotência
SOBRE FRAN PINTADERA
Foto do autor Fran Pintadera
Escritor de poesia, contos e um romance. Tem o hábito de contar as coisas que escreve (e aquelas que outros escreveram ou contaram em algum momento) em programas de narração oral. Conte histórias em bibliotecas, escolas, feiras de livros e, finalmente, onde houver um ouvido disposto a ouvir.
leia mais...
SOBRE ANA SENDER
Foto do autor Ana Sender
Nasceu em Terrassa (Barcelona), Espanha, em 1978. Estudou Belas Artes e ilustração na Massana Art School de Barcelona e concluiu os seus estudos na escola Francesca Bonemaisson. Ela desenha, escreve e imagina todos os tipos de histórias. Suas obras apareceram em muitos livros e jornais. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35