Seleções > Pinote, o fracote e Janjão, o fortão

PINOTE, O FRACOTE E JANJÃO, O FORTÃO

Texto: Fernanda Lopes de Almeida

Ilustração: Alcy Linares

Editora: Ática
Como vencer o autoritarismo e a força bruta? Descubra como o fraco Pinote consegue derrubar o valentão da turma usando apenas a inteligência.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Janjão, um menino valentão, domina as brincadeiras e decide brincar com a sua turma de rei dos piratas. Ele é o rei e ordena seus colegas a fazerem tudo o que deseja. O grupo cede, mesmo contrariado, porque Janjão impõe medo e é brigão. Então, jogam pedra no cachorro e roubam as frutas do pomar do seu Manuel. Até brigam com a Juju para Janjão levar a bicicleta dela.

Quando Janjão conta piadas e obriga todos a rirem, o valentão percebe que Pinote é o único que não faz nada do que ele manda. Dessa forma, obriga o menino a rir da sua piada. Pinote diz que pode sorrir com a boca, o que leva Janjão a zombar dele, dizendo que se ri com a boca. Pinote indica que não riria com o pensamento, já que este era livre. Isso faz com que Janjão obrigue Pinote a rir em pensamento, mas logo entende que não tem como saber o que o colega pensa de verdade e isso o desmonta. 

A linguagem de quadrinhos de Alcy ajuda a instaurar a natureza do texto. Ao modo de uma charge, é uma denúncia contra os mais fortes e os balões de pensamento mostram que Janjão não é uma unanimidade. O interessante da história é perceber que não é com violência que se combate a violência, e que o pensamento crítico jamais poderá ser controlado pela força bruta. A narrativa instiga o leitor a querer ser mais como Pinote, que peita o valentão com inteligência e age de acordo com as suas convicções, do que como o restante do grupo que cede às ordens por medo. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2008
País: Brasil
ISBN: 9788508114344
DIMENSÕES E ACABAMENTO
19 cm x 22 cm x 1 cm
Peso: 118 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Responsabilidade e cidadania, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto
ASSUNTOS
Brincadeiras, Poder, Força, Medo, Violência, Autoritarismo, Bullying, Assédio moral, Comparações, Artimanhas, Grande vs. Pequeno, Esperteza, Inteligência, Discussão, Opressão, Forte vs. Fraco
SOBRE FERNANDA LOPES DE ALMEIDA
Foto do autor Fernanda Lopes de Almeida
Fernanda Lopes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro e é formada em psicologia, profissão a qual dedicou 25 anos de sua vida. Começou a escrever histórias com sete anos de idade. Seu primeiro livro publicado, Soprinho, foi o vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 1971. Sua avó paterna era a escritora Júlia Lopes de Almeida, uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras (ABL), e seu avô paterno era o poeta e jornalista Filinto de Almeida.
leia mais...
SOBRE ALCY LINARES
Foto do autor Alcy Linares
Começou a desenhar quando criança e seu primeiro trabalho com ilustrações foi aos 16 anos em anúncios de propaganda. Ingressou no curso de arquitetura e, nesse mesmo período, trabalhou como ilustrador em diversos jornais e revistas. Seus principais trabalhos foram publicados no Pasquim, Movimento, Versus, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Exame, Diário Popular, Senhor, Veja e Isto É. A partir de 1976, sua carreira se direciona à ilustração infantil, quando ilustrou pela primeira vez um livro infantil. Já realizou capas para os livros dos escritores Luis Fernando Veríssimo, Carlos Eduardo Novaes e Stanislaw Ponte Preta. É autor de vários livros, entre eles: O dia em que eu fiquei sabendo, Papai e mamãe estão se separando e Meio dia macaco assobia.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35