Seleções > Peter Pan

PETER PAN

Texto: J. M. Barrie

Tradutores: Julia Romeu

Editora: Zahar
Os irmãos Wendy, João e Miguel embarcam em uma aventura para a Terra do Nunca, onde as crianças não crescem e o tempo não passa. Peter Pan é que os leva nessa viagem cheia de fantasia e emoção.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Wendy, João e Miguel são irmãos. Um dia, Wendy, a mais velha, recebe a visita de um menino faceiro vestido de folhas e carregando uma flauta de bambu. Peter Pan havia entrado pela janela e procurava nas gavetas do quarto sua sombra perdida. Ao ser descoberto por Wendy, Peter lhe faz um convite: ir com ele à Terra do Nunca. Mas onde fica esse lugar? Como chegar lá? Wendy deveria levar os irmãos mais novos e para isso era preciso que todos aprendessem a voar.  

Os irmãos viajam pelo céu estrelado rumo ao lugar onde o tempo não passa e as crianças não crescem. É nesse lugar que avistam sereias, salvam princesas, encontram os meninos perdidos e vivem muitas aventuras, fugindo do temido Capitão Gancho. 

O principal conflito da narrativa acontece entre o pirata Capitão Gancho e Peter Pan. Enquanto o menino quer ser livre e resiste em crescer para não assumir responsabilidades, o pirata é perseguido pelo tempo, representado por um crocodilo que engoliu um relógio. Gancho é o homem que cresceu, usa calças compridas e é o chefe dos piratas. Em volta do conflito principal temos os meninos perdidos, os índios, os irmãos e a ciumenta fada Sininho, cada um também revela traços de personalidade profundos. O aprofundamento psicológico dos personagens é bem detalhado, nos permitindo uma reflexão que vai além dos arquétipos tradicionais como o bom e o mau. Peter e Gancho são antagonistas no que representam um para o outro, os mundos adulto e infantil. Gancho tem horror à infância livre representada por Peter, enquanto o tempo teima por correr atrás dele. 

Peter Pan é mais do que um clássico de aventura, é um livro que nos mergulha na infância, em sentimentos de abandono, medo, a dor pelo fim da infância. Um livro cheio de emoção que pode nos revelar a nossa própria Terra do Nunca, onde a infância permanece guardada em forma de um menino vestido de folhas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2013
País: Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)
ISBN: 9788537811535
DIMENSÕES E ACABAMENTO
17 cm x 12 cm x 1.5 cm
Peso: 260 g
Páginas: 256
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para sentir medo, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Novela, Narrativa de aventura, Narrativa de fantasia
ASSUNTOS
Família, irmãos, Infância, Aventura, Amadurecimento, Magia, Criança, Escolhas, Responsabilidade, Adolescência, Crescimento, Seres mágicos, Sereias, Fadas, Nativos americanos, Educação dos filhos
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Resenha

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35