Seleções > Pelo rio

PELO RIO

Texto: Vanina Starkoff

Ilustração: Vanina Starkoff

Editora: Pallas
A metáfora é toda essa: rio abaixo, rio acima, deslizando pelas águas ensolaradas da vida!
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

O livro ilustrado contemporâneo para crianças tem se mostrado um intrigante palco de criatividade para os artistas que têm domínio sobre a palavra e a imagem — e aqui vale navegarmos com exemplo de Vanina Starkoff, uma espécie de crônica visual que descreve o cotidiano e a diversidade de embarcações em rio representado pela extensão horizontal das páginas continuamente abertas do livro e pela ostensiva cor amarela.

Resgatando a linguagem da pintura naïf, a obra apresenta intensa riqueza de detalhes numa festa para os olhos, permitindo o leitor observador navegar de capa a capa. São muitos elementos transportados pelos barcos: frutas, água potável, tecido de chita ou chitão, artesanato, galinhas vivas, plantas em vaso, especiarias, doces, bolos, sucos, comida feita na hora. Contudo, não é apenas o comércio flutuante que se faz presente nas águas de um rio vivo: além de lojas e bares-restaurante, a vida é transportada com arte e instrução. Existe mesmo a Escolinha da Felicidade pelo rio que segue.

Essa aventura começa com a dedicatória da autora: “Para todas as belas almas que eu encontrei pelo rio...” abrindo uma sequência de bonitos pensamentos a respeito do movimento da vida. Existe um fluxo, existe também a sucessão das estações marcando a paisagem e temperando as pessoas. Embora não haja expressamente uma história a ser contada, diversas pequenas narrativas podem ser vistas e adivinhadas através das imagens, das relações de trabalho à diversão, das amizades e namoros! E o livro também carrega um interessante jogo que é a inserção de dizeres, frases e lemas dentro da ilustração: são os nomes dos barcos, as placas dos estabelecimentos, lousas e quadrinhos que mostram o que pensa, exorta e defende essa população mágica ribeirinha.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788567751030
DIMENSÕES E ACABAMENTO
17 cm x 28 cm x 1 cm
Peso: 200 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro sem idade, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Protagonismo negro, Cotidiano, Amizade, Representatividade, Meio Ambiente, Escola, Comércio, Convivência, Moradia e habitação, Água, População ribeirinha, Comércio flutuante, Meios de transporte, Barcos, Recursos Naturais, Barco-escola
SOBRE VANINA STARKOFF
Foto do autor Vanina Starkoff
Formou-se como designer gráfica na Universidade de Buenos Aires e mora no Brasil desde 2014. Trabalha como ilustradora e autora de livros infantis, sua grande paixão. Tem mais de 20 livros publicados em diversos países: Brasil, Argentina, México, Canadá, Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Coréia do Sul e Emirados Árabes.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35