Seleções > Pedro e lua

PEDRO E LUA

Texto: Odilon Moraes

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Jujuba
Sensível obra de Odilon Moraes revela os silêncios da vida na forma de poesia, amizade entre um menino e uma tartaruga, e saudade que a morte acentua.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Pedro é um menino com a cabeça na lua e também nos livros, observando o mundo à sua volta de um jeito livre e poético. Seu maior encantamento foi descobrir que a lua que parece tão leve e flutua no alto é uma espécie de pedra. Depois disso, com espírito aluado, o menino deu pra desconfiar que as pedras da terra sentissem saudade do céu.

Um dia, o menino encontrou uma tartaruga e deu-lhe o nome de Lua. Mais que um animal de estimação de casco duro e verde, Lua era uma amiga inseparável. E assim eles cresceram juntos até o tempo em que Pedro passou a viver em outra cidade, estudando provavelmente, e apenas reencontrar Lua nos períodos de férias...

Neste livro escrito e ilustrado por Odilon Moraes, o leitor encontrará uma delicada história de amizade e o nascer de fortes sentimentos, como a saudade e a dor do abandono perante a morte. Tal como a vida cheia de contrastes e momentos efêmeros, a ilustração aqui se mostra através dos rascunhos de desenho do artista, tudo em preto e branco.

Outros aspectos importantes do livro é o jogo da intertextualidade com o antigo cinema de Georges Méliès, logo nas primeiras páginas, onde o personagem Pedro arremessa a cabeça para o alto, bem como possíveis diálogos com poetas brasileiros através da alusão a versos de Manuel Bandeira, Raimundo Correia e Drummond. Enfim, este é um livro para muitos leitores e muitos momentos da vida.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788575033388
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.8 cm x 28.4 cm x 0.6 cm
Peso: 340 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Criança
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro sem idade, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Amizade, Amor pelos animais, Morte, Animal de estimação, Bicho de estimação
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35