Seleções > Pato! Coelho!

PATO! COELHO!

Texto: Amy Krouse Rosenthal e Tom Lichtenheld

Tradutores: Janice Florido

Editora: Nanabooks
Ora pato ora coelho, uma mesma imagem parece representar os dois animais, dependendo da perspectiva de quem observa.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Orelhas ou bico? Vai depender do ângulo que o leitor assumir. Para ajudar ou complicar, duas pessoas observam o ambíguo animal e defendem seus pontos de vista. É um pato! Não, é um coelho! Em um diálogo, as personagens têm certeza daquilo que veem e usam argumentos para indicar uma a outra qual seria a verdade. Após uma divertida discussão, os dois interlocutores reconsideram suas convicções e refletem que a realidade pode ser diferente daquela imaginada anteriormente. E logo uma nova discussão se inicia. A narrativa vem corroborar com a ideia de que mais importante do que uma resposta são as perguntas e a argumentação em um debate respeitoso.

Sem autoria conhecida, a primeira versão dessa imagem apareceu em 1892 na revista alemã Fliegende Blätter. Em seguida, a ilustração se popularizou com o filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein. Isso porque a imagem cria um paradoxo visual, o pato-coelho pode até ser visto como uma coisa ou outra, mas também como as duas coisas ao mesmo tempo. A ilusão de ótica é gerada por ficar à mostra apenas a cabeça do animal, que é posicionada de maneira a deixar ambígua a ilustração. Já a história deste livro surgiu no dia em que a escritora Amy Krouse Rosenthal viu o ilustrador Tom Lichtenheld desenhar a imagem do pato-coelho.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786586959093
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22.8 cm x 22.8 cm x 0.4 cm
Peso: 166 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Adivinha
ASSUNTOS
Diferenças, Perspectiva, Ponto de vista, Argumentação, Humor, Animais, Diálogo, Pato, Olhar, Observar, Coelho, Teimosia
SOBRE AMY KROUSE ROSENTHAL E TOM LICHTENHELD
Foto do autor Amy Krouse Rosenthal e Tom Lichtenheld
Amy Krouse Rosenthal foi uma autora norteamericana de livros para adultos e crianças, cineasta e apresentadora de programas de rádio. Os seus mais de 30 livros para crianças incluem Little Pea, Uni the Unicorn, I Wish You More, Exclamation Mark, Spoon, Chopsticks, Duck! Rabbit!, The OK Book, Cookies: Bite-Size Life Lessons, Plant a Kiss, e Dear Girl, do qual foi coautora da filha. Foi a única autora a ter três livros infantis na lista dos “Melhores Livros Infantis para Alfabetização Familiar” no mesmo ano.Tom Lichtenheld é autor e ilustrador de livros infantis. Ele trabalhou em vários livros ilustrados, muitos dos quais se tornaram best-sellers do New York Times.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35