Seleções > Passariques do meu quintal

PASSARIQUES DO MEU QUINTAL

Texto: Blandina Franco

Ilustração: José Carlos Lollo

Editora: Globo
Em um dia ensolarado, os pássaros cantam e desconcentram um menino de seu estudo, que fica pensando em cada um deles e na sua vontade de sair para brincar.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Um menino está estudando a tabuada e ouve os passarinhos cantando do lado de fora da casa. Em vez de se concentrar na tarefa, ele escuta a algazarra dos pássaros e pensa em cada um deles. São pássaros com nomes e aparências incomuns e possuem características muito próprias. O canto do acuelo-de-voz-esganiçada faz o ouvido doer. Já o esmirclem-de-gravata tem pose de aristocrata, mas come tudo que é barata.

Uma sequência de limeriques vai compondo o fio condutor de uma história que se adivinha entre o primeiro e o último poema. As ilustrações foram feitas em aquarela, com muita cor e simples traços pretos. A cada pássaro foi dada uma aparência única, que revela a imaginação do menino enquanto posterga o estudo da tabuada.

A autora convidou a Tatiana Belinky, referência nesse tipo de poema, para compartilhar limeriques inéditos no livro e ela escreveu quatro: "frio?", "educador", "comidinhas" e "unicórnio". Temas diferentes, mas com uma mesma característica: mostram a habilidade de Belinky em rimar e criar humor.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788525055798
DIMENSÕES E ACABAMENTO
30 cm x 15 cm x 0.5 cm
Peso: 176 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Poesia, Limerique
ASSUNTOS
Animais, Criança, Pássaros, Limeriques, Poesia
SOBRE BLANDINA FRANCO
Foto do autor Blandina Franco
A escritora nasceu na cidade de Barretos, mas se mudou com a família para São Paulo ainda pequena. Somando mais de trinta livros escritos, Blandina iniciou suas publicações para a infância após os quarenta anos. Entre as premiações, foi finalista por duas vezes ao prêmio Jabuti de melhor livro infantil e ganhou uma “Menção Honrosa Prémio Bologna Ragazzi Digital Award” na Feira de Bolonha.
leia mais...
SOBRE JOSÉ CARLOS LOLLO
Foto do autor José Carlos Lollo
Desenhista, escultor, ilustrador e diretor de arte. Trabalhou nas mais importantes agências de propaganda do país e ganhou prêmios nacionais e internacionais. Como ilustrador tem mais de 60 livros, sendo que 50 deles fez junto com Blandina Franco nos últimos 10 anos. Seus livros com a Blandina já renderam dois prêmios Jabuti, uma Menção Honrosa na Feira de Bolonha, uma Menção Honrosa no Prêmio João-de-Barros e uma Seleção no Prêmio Selo Cátedra 10 da UNESCO.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35