Seleções > Palavra cigana

PALAVRA CIGANA

Texto: Florencia Ferrari

Ilustração: Stephan Doitschinoff

Editora: SESI-SP
Eles, os ciganos, possuem importantes raízes que se estendem desde o local de onde partiram, e deitam sementes de mistério e maledicência, intrigantes flores e perfumados frutos, por onde passam.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

A música e o amor, mais as crenças particulares, a força, os medos, o altruísmo poderiam ser ingredientes de qualquer narrativa, como nestes contos ciganos que mesclam cenas e falas comuns a histórias de muitos lugares do mundo. Por aqui e ali, surgem rapazes e velhos, belas jovens, lances de sorte, astúcia e sabedoria, objetos mágicos... Estes contos de caráter folclórico podem funcionar como um testemunho de que os ciganos fazem parte de uma sociedade organizada por eles mesmos, sublinham laços de parentesco que vêm do passado e alimentam um futuro tão breve com as oportunidades do presente. O cigano precisa andar atento e agir. Imediatamente.

Assim, a primeira história começa com um personagem, o belo e sábio Vásya, que deixa para trás a riqueza e o conforto de casa no intuito de viver o mundo; não falta a ele um toque de Ulisses e Malasartes, permitindo-se passar por tolo, sujo e humilde. Logo assistiremos ao rapto de Rosa no dia de seu casamento, algo bem ao gosto das narrações orientais; o final feliz não se encerrará em um castelo, mas está nos caminhos abertos à frente de ambos.

Com uma prosa rápida, numa linguagem bastante sonora para leitura em voz alta, os outros cinco contos contam das habilidades de uma cigana ler a sorte, ou melhor, as entrelinhas da vida; de um homem e seu precioso violino; de um morto que retorna a fim de ajudar um desconhecido que lhe prestara um favor; de um ingênuo gigante e, por fim, de São Jorge que quase cai do próprio cavalo! Os personagens deste livro tornam-se sinônimo dos vários jeitos de ser cigano, faces quase sempre observadas com desconfiança e alguma admiração. Para acompanhar as seis narrativas, as ilustrações se apresentam numa colagem de desenhos, fotos, notas de dinheiro, mapas, letras etc. como o imaginário múltiplo cigano, alinhavado de cores e referências.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9788550403519
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.8 cm x 17 cm x 0.8 cm
Peso: 258 g
Páginas: 88
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório Cultural, Argumentação
PRÊMIOS
Categoria “Melhor livro reconto” - FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Conto folclórico, Reconto
ASSUNTOS
Diversidade, Coragem, Diversidade cultural, Preconceito, Mudança de cidade ou país, Ancestralidade, Discriminação, Autoimagem, Artimanhas, Estrangeiros, Acaso, Esperteza, Cultura, Código de honra, Esperança, Ciganos, Tradições
SOBRE FLORENCIA FERRARI
Florencia Ferrari nasceu em Córdoba, na Argentina, e com seis meses de vida mudou-se para São Paulo com a família. Durante o mestrado, estudou as representações dos ciganos na literatura, ocupando-se, depois, com a realização de uma etnografia com ciganos Calon, doutorando em antropologia pela Universidade de São Paulo. Seu livro Palavra cigana recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ, na categoria reconto, em 2005. Fundou, em 2016, a editora Ubu.
leia mais...
SOBRE STEPHAN DOITSCHINOFF
Foto do autor Stephan Doitschinoff
Stephan Doitschinoff nasceu em São Paulo. É ilustrador e artista plástico autodidata, desenhou capas de discos para bandas de rock alternativo e indie rock, como Polara e Save the Day, dos Estados Unidos, além de colaborar com revistas inglesas e brasileiras. Seu primeiro trabalho em literatura para crianças e jovens foi o livro Palavra cigana que conquistou o Prêmio Jabuti de Ilustração.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35