Seleções > Outros mundos

OUTROS MUNDOS

Texto: Anabella López

Ilustração: Anabella López

Editora: Tordesilhinhas
Anabella López oferece um jogo de espelhos e citações para olharmos profundamente para dentro de nós. Mas conseguimos pensar outros mundos além?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Nem sempre um livro-imagem vem contar uma história ao leitor-espectador — e aqui temos um exemplo que bem poderia ser chamado de livro de filosofia visual para crianças, claro, de todas as idades. Trata-se de um livro para ver e fazer pensar.

Importante chave de leitura, já o título aqui estabelece uma curiosa conexão palavra e imagem. Na capa e nas páginas iniciais, reconhecemos várias cabeças humanas, destacando quatro importantes perfis. De olhos fechados, esses personagens não têm exatamente a cabeça plana nem a mente vazia: diferentes mundos ocupam sua atenção. Há uma cabeça tomada por fábricas e chaminés expelindo fumaça, respirando toda essa poluição. A segunda cabeça tem pássaros presos na gaiola de suas ideias. A terceira é uma cabeça quadrada cujos cabelos ou pensamentos são ruas, estradas e viadutos num emaranhado de veículos passando... Por fim, temos o perfil de alguém com plantas crescendo em sua cabeça.

Com qual máscara ou retrato você se identificou?

Anabella López oferece um jogo de espelhos e citações para olharmos profundamente dentro de nós. O livro apresenta como epígrafe os versos do poeta português Mário de Sá-Carneiro: “Eu não sou eu nem sou o outro,/ sou qualquer coisa de intermédio.” Com este mote em mente, vamos entender as combinações entre as quatro cabeças: o alarme dos pássaros frente ao avanço da poluição industrial, um olho aberto de cada personagem, o confronto de quem vive perdido no asfalto e quem respira a natureza. As páginas são densamente visuais e parecem gritar por nosso interesse, nosso momento de despertar.

É possível engendrar um mundo sustentável e equilibrado?

Conseguimos pensar outros mundos fora de nós mesmos?

Afinal, pergunta a autora: quem é você, na história fora do livro?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788584190560
DIMENSÕES E ACABAMENTO
29.6 cm x 17.2 cm x 1.4 cm
Peso: 181 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Livro-imagem, Livro sem idade, Crônica
ASSUNTOS
Empatia, Rua, Natureza, Identidade, Cidade, Reciprocidade, Curiosidade, Ecologia, Respeito, Filosofia, Progresso, Espaço urbano, Sustentabilidade, Responsabilidade, Poluição, Comparações, Carros, Trânsito
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
OUTROS MUNDOS de Anabella López (imagens)
SOBRE ANABELLA LÓPEZ
Foto do autor Anabella López
Anabella López é uma artista argentina de coração brasileiro. Intensa não apenas nas pinceladas, Anabella nos arrebata com sua força nas cores, nos tons e mesmo no contraste das dimensões de elementos na página. Uma força que se pode dizer visceral. E por mais que López dance com seus pincéis, traços e cores conforme a narrativa, é inegável sua marcante presença pessoal em cada obra, nos tons de preto e vermelho, sempre recorrentes, sempre muito intensos. Nos elementos que remetem à arte mais primitivista, que associamos a referências africanas, mais claramente vistos em obras como A força da palmeira – ganhadora do Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração de 2015. Anabella foi professora na Universidade de Buenos Aires e hoje ministra cursos por todo o Brasil. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35