Seleções > Ou isto ou aquilo

OU ISTO OU AQUILO

Texto: Cecília Meireles

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Global
Se encante com um clássico da literatura infantojuvenil. Entre acontecimentos simples de um cotidiano cheio de cores e possibilidades em um jogo de aliterações, assonância, anagramas e imagens, ou seja, palavras, poesias e brincadeiras.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Uma bela vista poética de acontecimentos cotidianos, com crianças brincando, velhinhas tomando chá ou a chuva caindo; esse foi o pano de fundo que inspirou Cecilia Meirelles a escrever os 56 poemas que compõe Ou isto ou aquilo em 1964, data de sua primeira publicação. De lá pra cá, nunca parou de conquistar gerações e ser eternamente atual. Cada poema se tornará uma experiência de aquecer o coração e a alma embalada com muito ritmo e musicalidade.

Usando a sua experiência como professora primária, e sua preocupação com o alfabetizar, seus poemas cheios de figuras de linguagem brincam com as palavras e tornam divertido o processo de aprender e ensinar, trazendo novas formas de apresentar o alfabeto e a pureza das rimas. Notamos essa preocupação na metalinguagem do poema “O mosquito escreve”, no qual a escritora reforça seu direcionamento para as crianças – “... escrever cansa, /não é criança?”.

Fechando o livro, o poema “Ou isto, ou aquilo” reforça a existência (para nós adultos?) da dualidade que é o ensinar e o aprender – “...Não sei se brinco, não sei se estudo”, mostrando que a todo momento fazemos escolhas. Mas por que não viver as duas realidades ao mesmo tempo? O estudo pode ser uma grande brincadeira, e a brincadeira um grande aprendizado.

"Como grande poeta que era, Cecília Meirelles conseguiu o que raros conseguem: manter a pureza do olhar-criança e a capacidade sempre renovada de se encantar com as coisas simples do mundo. Dai a graça e o fascínio imediato de seus poemas infantis, que atraem igualmente à gente miúda e aos adultos." (Nelly Novaes Coelho, 1993)

As ilustrações de Odilon Moraes, completam o ar de encantamento, com cada poema sendo ilustrado com as situações e elementos tratados. Ao mesmo tempo que lemos e ouvimos o som das palavras, podemos encontrá-las nas imagens apresentadas.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788526021297
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 26 cm x 1 cm
Peso: 230 g
Páginas: 64
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Conhecimento, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Poesia, Cantiga e canção, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Cotidiano, Brincadeiras, Infância, Escolhas, Poesia, Poesia Lírica
SOBRE CECÍLIA MEIRELES
Foto do autor Cecília Meireles
Cecília Meireles nasceu em 1901 no Rio de Janeiro e é uma das maiores poetas brasileiras. Foi uma grande ativista pela educação e publicou diversas obras para o público infantil que se tornaram clássicos da literatura infantil brasileira.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35