Seleções > Os três irmãos de ouro

OS TRÊS IRMÃOS DE OURO

Texto: Olga de Díos

Ilustração: Olga de Díos

Tradutores: Thaisa Burani

Editora:
A história da galinha dos ovos de ouro está no imaginário popular. Mas você já se perguntou o que aconteceu com os três ovos que a galinha colocou? Esta narrativa desvenda o paradeiro de cada um deles.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Já imaginou onde foram parar os ovos da galinha dos ovos de ouro? Para a autora deste livro, o fim de uma história é onde começa a imaginação. Então, a cabeça de Olga de Dios começou a pensar no paradeiro de cada um deles. Em uma sociedade em que o consumo exacerbado coordena o modo de viver, ser de ouro pode não ser fácil. Associando a trajetória das personagens à realidade contemporânea, a história permeia as diferentes formas com que o consumismo impacta a sociedade.

Os três irmãos tiveram destinos bem diferentes. O primeiro ovo deu origem ao Hélio, que vive em um lugar cheio de riquezas naturais. Até que a mudança climática faz com que esses recursos desapareçam e que a região passe a ser explorada por caçadores de ouro. Do segundo ovo, veio Martim, que estudou e se destaca nas artes, principalmente na pintura. Tornou-se um artista aclamado, um pintor de ouro. Contudo, a relação do público com suas obras é superficial, com um consumo rápido, sem a devida atenção. O fato de não perceberem a profundidade de seu trabalho faz ele se sentir incompreendido. Roque, o terceiro irmão e o maior de todos, percebe que, vendendo partes de si, consegue comprar o que quiser. Como seu corpo é muito grande, pode oferecer muito ouro. Mesmo tendo muitas coisas, ainda assim que mais. Ao vender a sua última parte de ouro que não fará tanta falta, compra um livro em um sebo. Nesse livro ele conhece a história de sua mãe e resolve procurar os irmãos.

Ao final da narrativa, a autora convida o leitor a imaginar o que acontecerá após o encontro dos irmãos, já que o término de uma história dá espaço para a imaginação. As ilustrações são feitas em dourado, preto e branco, e a cor do ouro se sobressai nas imagens.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8
Ano: 2019
País: Espanha
ISBN: 9788575597125
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24 cm x 17 cm x 0.6 cm
Peso: 221 g
Páginas: 64
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Responsabilidade e cidadania, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Reconto
ASSUNTOS
Família, Consumismo, irmãos, Trabalho, Animais, Dinheiro, Riqueza, Intertextualidade, Releitura, Desconstrução, Hábitos de consumo, Avareza, Galinha, Capitalismo
SOBRE OLGA DE DÍOS
Foto do autor Olga de Díos
Olga de Díos é uma autora espanhola, formada em arquitetura e em ilustração que se dedica unicamente à criação de narrativas e livros para crianças, desde 2014. Seu trabalho busca mobilizar, de forma lúdica, irreverente, humorada e leve, a atenção dos leitores para temas como o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável, a livre divulgação da cultura, a diversidade afetiva e sexual, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diversas às normativas.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35