Seleções > Os herdeiros do lobo

OS HERDEIROS DO LOBO

Texto: Nelson Cruz

Ilustração: Nelson Cruz

Editora: Edições SM
Um dia, vô João para de receber mensagens de um amigo e decide investigar o seu paradeiro. Em uma aventura misteriosa, conhecemos a versão de uma personagem injustiçada da literatura infantil.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Vô João adorava contar histórias para os seus netos enquanto limpava as ferramentas sentado na escada. Já narrara que aprendeu carpintaria com Gepeto e que fora vizinho de Cinderela, até convite para o baile de casamento ele recebeu. Mas a história que ele conta logo em seguida é a mais intrigante. Envolta de suspense e em um tom de narrativa clássica familiar, acompanhamos uma aventura que exige muita resiliência da personagem. Superadas as adversidades, ele conhece a versão de uma personagem injustiçado de uma narrativa infantil.

Em uma caixa, havia imagens de pinturas de Camilo Amarante Lobo e mensagens atrás delas, como se fossem cartões postais. A correspondência era de vô João com seu amigo Cosme Zanone, italiano, assim como ele. O amigo migrou para o Brasil e começou trabalhando no cultivo de café, mas depois tentou se estabelecer como fotógrafo. Costumava sempre mandar notícias até que, sem avisar, nunca mais mandou,

Com a falta de notícias do amigo, vô João viaja para o Brasil à procura dele. Usa como pistas os cartões com as localizações indicadas pelo amigo e também pelos selos. Mostra sempre as fotografias que carrega consigo para ver se alguém as reconhece. E, assim que isso acontece, começa uma aventura de desafios e mistérios. Em uma narrativa extremamente intertextual, a jornada investigativa do avô é instigante e tem clima de conto de fada, e, quem sabe, personagens também.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2009
País: Brasil
ISBN: 9788560820801
DIMENSÕES E ACABAMENTO
28.1 cm x 21.5 cm x 0.4 cm
Peso: 150 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para sentir medo, Para se emocionar
GÊNEROS
Narrativa de aventura, Metaficção, Narrativa de mistério
ASSUNTOS
Amizade, Arte, Suspense, Coragem, Aventura, Ponto de vista, Lobo, Mistério, Floresta, Avô, Mudança de cidade ou país, Teatro, Fantasia, Intertextualidade, Jornada, Releitura, Fotografia, Determinação, Investigação, Gerações, Imaginação, Pintura, Imigrantes
SOBRE NELSON CRUZ
Foto do autor Nelson Cruz
Artista plástico, chargista, escritor e ilustrador, possui um traço bastante característico do cartum e da charge jornalística, oferecendo em sua ilustração ângulos sempre drásticos e dramáticos que dirigem o olhar do leitor. Desde 1998 ilustra para o mercado editorial. Em 2002, foi indicado ao prêmio Hans Christian Andersen de ilustração e, em 2004 e 2012, foi indicado para a Lista de Honra do IBBY, International Board on Books for Young People, ambas as indicações pela FNLIJ, seção brasileira do IBBY. Em 2012, os originais do livro Alice no telhado, de sua autoria, participaram, junto com ilustradores de vários países, da exposição Tea with Alice, homenagem aos 150 anos do livro Alice no país das maravilhas, no Museu de História de Oxford, Londres. A mesma exposição foi montada na Fundação Gulbenkiam, em Lisboa. Vem recebendo diversos prêmios, tanto em texto quanto em ilustração, nos certames do Jabuti e da FNLIJ.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35