Seleções > Os dois irmãos

OS DOIS IRMÃOS

Texto: Wander Piroli

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: SESI-SP
A emocionante história de amor, perda e dor, escrita por Wander Piroli, um dos maiores cronistas brasileiros, e ilustrada pelo premiado Odilon Moraes.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

No cotidiano de um bairro, dois galos vivem em uma oficina mecânica e contam com a proteção dos empregados. Passeiam pelas ruas, ciscam, escapam de atropelos em cenas sincronizadas. Quando chega o pôr do sol, pulam pelos carros em busca de um galho do pé de manga, onde repousam lado a lado, até o anúncio do dia seguinte.

Faziam absolutamente tudo, juntos.

A partir da capa em tons melancólicos, já é possível supor que se trata de uma história tristonha. Pois, certo dia, apenas um galo canta e todos no bairro procuram pelo irmão desaparecido. O que terá acontecido? Cabe ao leitor dar nome ao que sente o galo solitário e também ao final desta história.

Tão importante quanto dar espaço para os nomes mais recentes da literatura e dos livros para crianças, é resgatar o talento daqueles que deixaram seus olhares registrados, como no caso da escrita do jornalista e escritor mineiro Wander Piroli, falecido em 2006. Em seus contos dedicados ao público adulto ou nos textos para crianças e jovens, Piroli compartilha conosco o que lhe atravessa no cotidiano da cidade de Belo Horizonte. Eis então uma excelente oportunidade para ampliarmos a nossa forma de ler e compreender o nosso país. Já as ilustrações são de Odilon Moraes, que empresta o seu traço para ressaltar a memória de um lugar e a dor de uma perda. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788550405964
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 17 cm x 0.4 cm
Peso: 200 g
Páginas: 34
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
irmãos, Luto, Cotidiano, Amizade, Amor, Suspense, Morte, Tristeza, Costumes antigos, Sofrimento, Animal de estimação, Bicho de estimação, Angústia
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Revistas PUC - Artigo científico
SOBRE WANDER PIROLI
Foto do autor Wander Piroli
Nasceu na Lagoinha, bairro periférico da capital mineira. Formou-se em Direito, mas atuou por pouco tempo em causas trabalhistas. Como jornalista, trabalhou em várias redações de Belo Horizonte entre os anos de 1950 e 2000, consagrando-se como um dos maiores cronistas de seu tempo.Lançou seu primeiro livro em 1966, A mãe e o filho da mãe, depois, publicou contos, crônicas, alguns especialmente dedicados a crianças e jovens. Lançando o olhar sobre as mazelas da periferia mineira.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35