Seleções > Os Moomins e o dilúvio

OS MOOMINS E O DILÚVIO

Texto: Tove Jansson

Ilustração: Tove Jansson

Tradutores: Ana Carolina Oliveira

Editora: Autêntica
Fofos, ternos, sensatos: assim são os Moonins! Nesta primeira aventura, os pequenos trolls saem pelo mundo buscando um bom lugar para toda a família e seus amigos.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Moomins são pequenos trols. Talvez tenham a altura de quatro dedos de sua mão, maior ou menor dependendo da idade e costumam viver atrás dos aquecedores no interior das casas, de forma muito pacata onde exista uma boa despensa de comida. Ninguém viu um moomin cara a cara, contudo as pessoas sentem sua presença como um fio de ar frio que às vezes passa pela nuca ou mesmo pela ponta do nariz.

Nesta história que a finlandesa Tove Jansson começou a escrever em 1939 e concluiu em 1945, encontraremos Moomintrol e Moomin Mãe, desabrigados, percorrendo o mundo em busca do pai e um novo lugar para viverem. Com eles, seguem uma criaturinha choramingas e a vaidosa fada Tulipa de luminosos cabelos azuis — passarão por perigos, encantos, fome, surpresas e esperanças, descobrindo o quanto doces são realmente uma tentação, mas causam dor de barriga, dor de dente e um pouco de preguiça; inesperadamente estarão na praia do lago de um mirmeleão ou formiga-leão que cava o chão à sua volta arrastando sua vítima para dentro da terra; ainda se encontrarão com os errantes amperinos enfrentando o mar bravio até que chegam a um vale extremamente boníssimo... No entanto, eles não estão completos para viverem felizes para sempre!

Mesmo que pareça apenas uma aventura de fantasia para crianças, num mundo diminuto e distante, as cenas de Jansson aliam humor e gravidade com generosa leveza. Desse modo, temas universais, como a busca pelo pai e o marido que parte de casa para conseguir melhores condições de trabalho e moradia, vão ganhando um contorno especial. Num período em que os humanos se envolviam numa guerra que atravessou países, os moomins também se ressentiriam das consequências, a falta de segurança e conforto, mas jamais abandonariam a coragem e a solidariedade. Ora, esta é a importância de ler uma narrativa em diferentes chaves, seja no embalo da trama, seja no registro do contexto que fez nascer e reverbera no enredo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2016
País: Finlândia
ISBN: 9788582175828
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 13.8 cm x 1.2 cm
Peso: 240 g
Páginas: 80
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para sentir medo, Para se emocionar
GÊNEROS
Narrativa de aventura, Narrativa de fantasia
ASSUNTOS
Família, Paternidade, Maternidade, Amizade, Mãe, Coragem, Persistência, Aventura, Floresta, Altruísmo, Animais reais e imaginários, Mudança de cidade ou país, Relações Humanas, União, Jornada, Acolhimento, Pai, Recomeçar, Determinação, Esperança
SOBRE TOVE JANSSON
Foto do autor Tove Jansson
Filha de uma ilustradora e de um escultor, era natural que Tove Jansson se torna-se igualmente uma artista dedicada à pintura, afrescos, e também à escrita, criando romances, contos, histórias em quadrinhos, além de literatura para crianças. Estudou nas principais academias de arte em Estocolmo, Helsinque e Paris. Os Moonins, famosos personagens finlandeses, são a mistura de tudo isso: uma narrativa de aventura e fantasia, uma pitada leve de drama, um jeito de contos do tempo do era uma vez, com ilustrações de sua autora, ora usando a técnica de aquarela, ora a linguagem do cartum com traços pretos tão presentes nos jornais de sua época. Recebeu muitos prêmios em sua vida, incluindo o Hans Christian Andersen, do IBBY, em 1966, devido à contribuição dada à literatura para crianças, e duas medalhas de ouro da Academia Sueca. Tove Jansson sempre lutou para ser uma mulher livre nas artes e no amor.Além dos títulos lançados pela editora Autêntica — Os Moomins e o Dilúvio (1945), Um Cometa na Terra dos Moomins (1946) e Os Moomins e o Chapéu do Mago (1948), o leitor brasileiro poderá ainda acompanhar as histórias quadrinhos da família Moomin, nas tirinhas em preto e branco de Tove Janssen em três volumes com a editora A Bolha e as tirinhas coloridas pela editora Nemo.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35