Seleções > Orbitar

ORBITAR

Texto: Alexandre Rampazo

Editora: Maralto
Existir é mistério e é também amor, cuidado, espanto... como maternar ou navegar pelo universo.
SINOPSE ORBITAR
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Alexandre Rampazo inicia a narrativa com uma imagem que despertará o olhar da leitora adulta: em posição fetal, um astronauta flutua pelo espaço, preso a um cabo de segurança. Ao virar a página, a comunicação com a nave-mãe se rompe e a personagem prosegue sozinha, mas não tão sozinha assim...

Apontando caminhos à astronauta, ouvimos a voz de alguém que acompanha essa jornada e, mesmo distante, sabe comungar do mistério que é a vida, alertando sobre os diferentes tipos de gente. É alguém que já floresceu, conhece um pouco mais sobre a vida, uma astronauta amorosa, suficiente boa, ciente de que não se tem controle sobre as escolhas feitas pelo outro, ainda que seja parte de si como uma filha.

Com este livro, a experiência de leitura compartilhada entre adultos e crianças poderá trazer surpresas e novos olhares sobre o que se apresenta em palavras e em imagens. A prosa poética e ambígua é um convite às histórias de família, à revelação do não-dito, a reconstrução de algo rompido. Por meio de uma bonita metáfora, Rampazo toca em questões inerentes à existência humana. Dificilmente se sai ileso das páginas de Orbitar.

Aos pais e mães de plantão, é interessante também realizar essa leitura em silêncio, num cantinho de casa, sozinhos, sentindo as emoções que o livro pode despertar, seja por lembranças remotas, sonhos não vividos ou pela espera de um certo alguém.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786557982730
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.9 cm x 21.5 cm x 24.5 cm
Peso: 330 g
Páginas: 20
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Crônica
ASSUNTOS
Maternidade, Amor, Mãe, Descoberta, Escolhas, Cuidados, Origem dos bebês, Educação dos filhos, Ciclo de vida, Gravidez
SOBRE ALEXANDRE RAMPAZO
Foto do autor Alexandre Rampazo
Em se tratando de livro ilustrado, o paulistano Alexandre Rampazo é um dos artistas brasileiros mais premiados da atualidade. Formado em Design pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, atuou em diversas áreas das artes visuais mas atualmente se dedica às narrativas literárias para a infância. Escreveu e ilustrou Orbitar, Coisas para deslembrar, O que é que isso é?, Imensamente pequeno, Eustáquio, o mágico magnífico, Um belo lugar, Pinóquio – O livro das pequenas verdades, A história do pássaro e o realejo, Se eu abrir esta porta agora…, Aqui, bem perto, A cor de Coraline, Este é o Lobo entre outros. Ilustrou também textos de outros autores e tem por volta de 70 livros editados.No Prêmio Jabuti, já teve por 9 vezes obras finalistas e 3 livros vencedores. É Hors Concours do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil tendo recebido esta premiação em 6 oportunidades. No Prêmio Biblioteca Nacional foi laureado com 2º e 3º lugar e ainda recebeu o Premio Fundación Cuatrogatos; selos “Altamente Recomendável” FNLIJ; Troféu Monteiro Lobato; selos Cátedra Unesco e tem obras no clube de leitura ODS da ONU. Participou da 26th Biennial of illustrations Bratislava, seus livros estão nas listas “30 melhores livros infantis – revista Crescer” e tem obras selecionadas para o catálogo IBBY/FNLIJ’s Selection Bologna Children’s Book Fair. Seus livros foram publicados no Brasil, América Latina e Europa.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

CNPJ 21.796.019/0001-66

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.53