Seleções > Ops

OPS

Texto: Marilda Castanha

Ilustração: Marilda Castanha

Editora: Jujuba
No dia a dia, o menino não se cansa de dizer Ops! A cada passo uma descoberta: doce, brinquedo de corda, lego, animal de estimação, bola, balanço e um livro de histórias.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

— Pare! Um único verbo é um texto completo, quando usado em um situação comunicativa da vida prática, por exemplo, dita por uma autoridade ou escrita no asfalto na proximidade de uma esquina. Uma interjeição também... — Psiu! Adquirindo timbre, duração e uma inflexão que modula o significado em diferentes mensagens, um chamamento de alguém às nossas costas ou um pedido de silêncio de alguém à nossa frente. Ops! São muitas palavras pequeninas que dizem muito para quem fala, para quem ouve, uma resposta envergonhada, uma constatação de que algo não saiu legal, uma surpresa, uma alegria misturada ao medo, uma conversa consigo mesmo...

Pois é tudo isso e mais um pouco o que encontramos nas páginas deste livro para bebês, com autoria de Marilda Castanha — uma narrativa visual com uma única palavra, dita e redita, descrevendo as descobertas de uma criança perante a realidade cotidiana dentro de casa. Tal qual o personagem, na primeira cena, o pequeno leitor precisa tirar as mãos dos olhos e descobrir as correspondências entre o som e as letras e o desenho pontilhado da palavra. A cada abertura de página também muda a abertura dos lábios, a inclinação da boca, a palavra gráfica vai mudando o tamanho, o comprimento e a coreografia, tal qual o corpo do menino. Ele derrubou o sorvete, perdeu o equilíbrio, quebrou a vidraça ou o letreiro, voou no balanço, contudo a interjeição não é sempre igual.

Por fim, qual espanto maior que o livro conter o próprio livro. Ops! Será esse o segredo do jogo literário à altura das crianças saindo do berço?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2011
País: Brasil
ISBN: 9788575039731
DIMENSÕES E ACABAMENTO
158 cm x 16 cm x 1.2 cm
Peso: 204 g
Páginas: 22
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Livro-imagem, Realismo cotidiano, Crônica, Imagiário, Livro-legenda
ASSUNTOS
Brincadeiras, Onomatopeia, Surpresa, Livro, Descoberta, Humor, Criança, Curiosidade, Leitura, Disciplina, Travessuras, Emoções, Brinquedo, Animal de estimação, Bicho de estimação, Espanto
SOBRE MARILDA CASTANHA
Foto do autor Marilda Castanha
Marilda Castanha formou-se em Belas Artes na UFMG e pertence a uma geração de ilustradores que começou a trabalhar com livros para crianças no final dos anos 1980. Inicialmente, utilizava bastante a técnica do desenho e da aquarela, adquirindo maior autonomia em propor um estilo mais plástico, denso e emocional, com acentuada influência de uma pintura rústica ou primitivista de matriz africana. Alia em seu trabalho o mundo objetivo e o ambiente do sujeito onírico, em diálogo direto com a percepção e a linguagem das crianças.Conquistou prêmios como o Jabuti e FNLIJ, participação em mostras internacionais em Bratislava e Sármede, além do Prix Graphique Octogone (Paris) e ter sido runner-up do Concurso Noma de Ilustração (Tóquio).
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35