Seleções > Olivia

OLIVIA

Texto: Ian Falconer

Ilustração: Ian Falconer

Tradutores: Lilian Jenkino

Editora: Globo
Acompanhe a história de Olivia, uma porquinha cheia de energia e sonhos que deixa qualquer um cansado, muito cansado...
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Neste livro de Ian Falconer, primeiro de uma série de sucesso, somos apresentados às peripécias da encantadora protagonista Olivia, e com ela podemos brincar, acompanhar sua rotina, suas atividades e seus sonhos. Essa porquinha cheia de energia e ideias tem um jeito todo próprio de ser e um pique que cansa qualquer um, até ela se cansa às vezes.


Olivia vive com sua mãe, seu pai, seu irmão caçula, um cão e um gato, mas é sempre a mamãe e o irmão que a acompanham nas atividades do dia a dia, faça chuva ou sol! E não basta apenas ter companhia, é preciso estar sempre preparada. Esse é seu lema! Para cada clima, roupas e adereços adequados, uma ideia nova na cabeça e, então, uma aventura diferente para ser experimentada. 


Ah! Olivia tem muita vontade de fazer e acontecer e por isso aproveita intensamente cada acontecimento do seu dia; é incansável, inventiva e habilidosa em muitas coisas, das mais simples às complexas: Canta, dança, constrói castelos de areia, cria releituras de obras de artes e sabe muito bem como despistar seu irmão Ian. 


Com um toque de humor e ironia, podemos apreciar um belo trabalho verbo-visual que nos permite fazer distintas articulações de sentidos, entre o que é explícito e subentendido, no texto verbal, e entre o que é real ou está nas invenções e sonhos de Olivia, no texto visual. As imagens, habilidosamente ilustradas em carvão e guache, demonstram o peculiar traço do artista, a singeleza do preto e branco e dos detalhes em vermelho. Requintes de delicadeza e significados como nos conta Peter O´Sagae:


"Falconer faz uso de um traço veloz para representar as peripécias da porquinha, com domínio da folha branca, um pouco de sombreado e o vermelho vibrante como a vida de Olivia. Contudo, em alguns momentos mais calmos, quando o sonho ganha forma no desenho, os contornos são esmaecidos com efeito esfumaçado: vemos assim, o verdadeiro castelo de areia de Olivia, o seu desejo pelas luzes da ribalta, o aconchego no colo da mãe lendo um livro que é uma biografia da mais bela e profunda cantora de todos os tempos: Maria Callas, porque assim é Olivia, uma verdadeira estrela."


Olivia não se cansa de viver, de experimentar e nos encantar! 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2012
País: Estados Unidos
ISBN: 9788525051141
DIMENSÕES E ACABAMENTO
28.5 cm x 21.8 cm x 0.8 cm
Peso: 458 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Família, irmãos, Maternidade, Cotidiano, Brincadeiras, Infância, Mãe, Música, Arte, Livro, Descoberta, Humor, Autoestima, Animais, Companheirismo, Vocação, Fantasia, Talento, Leitura, Artimanhas, Imaginação, Porco, Pintura, Dança
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Série Olivia, de Ian Falconer (Resenha)
SOBRE IAN FALCONER
Ian Woodward Falconer, é um autor e ilustrador americano de livros infantis, sendo o mais famoso a série Olivia, além de também atuar como designer de cenários e figurinos para o teatro. Sua formação em história da arte, pela Universidade de Nova York; e em pintura pela Parsons School of Designer e Otis Art Institute, influenciam no seu traço, sempre potente ligando harmoniosamente texto e ilustrações.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35