Seleções > O sonho que brotou

O SONHO QUE BROTOU

Texto: Renato Moriconi

Ilustração: Renato Moriconi

Editora: DCL - Difusão Cultural do Livro
Uma menina que ama desenhar descobre que os seus sonhos se tornam realidade depois de plantar os seus desenhos.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Uma menina gosta muito de desenhar e o faz em todos os lugares, por mais inusitados que sejam. Ela desenha tudo aquilo que vê e, um dia, após um sonho, ela decide desenhá-lo também. Por acreditar ser um desenho especial, ela o enterra no quintal da casa da avó como quem guarda um tesouro.

Muito tempo passa até que esse sonho brota como uma árvore, e deixa a menina surpresa. Para ela, ainda faltava algo naquela paisagem que surgiu. Ela sonha de novo, desenha e enterra a arte próxima ao primeiro desenhos. Os dias passam e os sonhos vão crescendo um ao lado do outro. Ao fim da narrativa, a menina segue sonhando e desenhando.

Neste primeiro livro escrito e ilustrado por Renato Moriconi (antes ele só havia ilustrado livros de outros escritores), as ilustrações foram feitas nas cores preto e vermelho. Moriconi é canhoto e ilustrou com a mão esquerda todas as imagens que condiziam com a realidade na cor preta. Com a mão direita, ele desenhou de vermelho tudo aquilo que era fonte da imaginação da menina. 

A sensação é a de abrir um caderno de desenhos e de se aproximar do mais íntimo de uma criança. É uma história que contém a potência da imaginação infantil e trata sobre tornar real o sonho a partir do gesto criativo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2010
País: Brasil
ISBN: 9788536803869
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25 cm x 25 cm x 1 cm
Peso: 400 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Responsabilidade e cidadania, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Família, Infância, Persistência, Sonho, Desenho, Avó, Fantasia, Imaginação
SOBRE RENATO MORICONI
Foto do autor Renato Moriconi
Renato Moriconi é um dos maiores nomes da literatura para infância na contemporaneidade. Artista plástico, dedica boa parte de sua produção a obras em livro. Há publicações suas no Brasil, Argentina, México, França, Itália, Coréia do Sul, EUA e China. Recebeu os prêmios “melhor livro-imagem” em 2011 e em 2014, e “melhor livro para a criança” em 2012 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Recebeu também o troféu Monteiro Lobato e o Jabuti de “ilustração infantil” em 2014. Em 2016 foi contemplado com o Premio Fundación Cuatrogatos (EUA) e finalista do prêmio “Melhor livro de arte” da revista italiana Andersen, ambos pelo livro Bárbaro. Em 2018 esse livro figurou na lista do The Boston Globo dos melhores livros infantis publicados nos EUA e figurou também em “The Most Astonishingly Unconventional Children’s Books” feita pela School Library Journal dos EUA. Ministrou cursos, oficinas e palestras no Brasil e em outros países, como no Museu de Arte Contemporânea de Lima (Peru) e Scuola Internazionale d’Illustrazione (Sarmede/Itália). É professor convidado do curso de pós-graduação “Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica” do Instituto Vera Cruz, em São Paulo.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35