Seleções > O reino dos mal-humorados

O REINO DOS MAL-HUMORADOS

Texto: Rosana Rios

Ilustração: Catarina Bessel

Editora: Gaivota
Não pode sorrir, não pode cantar, felicidade não! No entanto naquele reino ranzinza, um dia, tudo poderá clarear...
SINOPSE O REINO DOS MAL-HUMORADOS
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Faça chuva ou faça sol, o rei e a rainha despertavam com muito mal-humor. Chegavam a disputar quem teria uma existência mais horripilante, quem dormia pior, que dor doía mais, viviam trocando insultos e xingamentos. Quando surgiam problemas de verdade, como no dia que faltou água por conta de algo a resolver nos encanamentos, eles se trancavam no banheiro pra chorar. O clima pesava no palácio, quem poderia trabalhar feliz?

Eis que um dia um rapaz chegou à cidade com sua viola enfeitada com fitas coloridas, a fim de se apresentar para o povo. Mas precisava da autorização real. Claro que... não! O forasteiro não foi apenas proibido de tocar, acabou preso por ser artista – e, neste momento, as páginas do livro escurecem e só voltam a clarear quando a princesa tem uma ideia e faz o som de uma caixinha de música chegar a todo o palácio. Como ela fez isso? Digamos que a mocinha também era bem colorida e tinha lá seus truques.

O fato é que o som era contagiante: nem o rei nem a rainha escaparam à magia da arte! Entre uma cena e outra, o narrador conversa com o leitor jogando suposições à mesa, provocando outras ideias sobre o enredo, aguçando a curiosidade de quem lê. Um artifício interessante para conduzir a leitura de crianças. O reconto de Rosana Rios é acompanhado por desenhos e colagens de Catarina Bessell que conferem muita expressividade às personagens e movimento às cenas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2022
País: Brasil
ISBN: 9786586686104
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.5 cm x 18.4 cm x 24.4 cm
Peso: 180 g
Páginas: 56
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Conto folclórico, Reconto
ASSUNTOS
Mau-humor, Poder, Música, Arte, Humor, Protagonismo feminino, Censura, Reis e Rainhas, Opressão, Governantes, Liberdade de pensamento
SOBRE ROSANA RIOS
Foto do autor Rosana Rios
Paulista, Rosana Rios formada em Arte-Educação pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, tendo iniciada sua carreira de escritora e ilustradora em 1986, como roteirista da TV Cultura. Autora de mais de 160 livros, ultrapassou 30 anos de carreira tendo recebido inúmeras premiações, entre eles o prêmio Jabuti em Literatura Juvenil. Em 2019 foi eleita Presidente da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, tendo como principal trabalho a valorização dos profissionais de Literatura infanto juvenil e de leitura literária.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

CNPJ 21.796.019/0001-66

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.53