Seleções > O quadro

O QUADRO

Texto: Maria Isabel Sánchez Vegara

Ilustração: Albert Arrayás

Tradutores: Marcia Alves

Editora: VR - Vergara & Ribas Editoras
Um famoso psicanalista chamado Lacan afirmou que tudo o que uma pessoa olha também olha ela de volta — e isto é bastante curioso. Então, antes de abrir esse livro, diga rapidamente qual foi o último quadro que você viu espiando a sua vida?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Um olho verde de longas pestanas e sombra azul, a ponta fina do nariz vermelho com um piercing argola de outro com pequenas pedras brilhantes, a tez da cara, da capa, muito branca, um rubor posto da maçã do rosto, uma boca com batom escarlate, a expressão de espanto, a moldura dos cabelos pretos cinza ondulados. O título, o quadro diante dela!

Apenas os elementos deste rosto permite a leitura da história que se deve seguir, porque a capa, a cara da personagem, olha para nós. E onde estamos? Numa galeria de arte, na rua, numa biblioteca com algum quadro especial no meio dos livros?

Há depois um banco vazio dentro de um museu, o vigilante passa pela gente... e depois importantes visitantes, um sheik, uma senhora (será espanhola?) de vestido cor de coral, os seguranças de óculos, gravata e costume preto. Contemplação, indiferença, visão interior, mais caras e bocas de espanto. A diretora explica que aquele quadro diante dos espectadores havia mudado a história da arte moderna.

E o leitor, por enquanto, nada entendendo. Apenas a curiosidade aumentando, pois parece mesmo que nós somos uma estranha obra observada. De fato, já estamos enredados na trama deste álbum ilustrado que arrola nomes de Rembrandt e Picasso, quebrando a quarta parede que comumente separa o expectador real do palco do teatro, da tela da televisão, da narrativa dentro das páginas de um livro... O narrador muitíssimo interativo vai dando informações, pistas, despistes, possibilidades, comentários vários, atenção e liberdade. A chave da leitura da obra de arte está exatamente no seu olhar, em suas mãos!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2020
País: Espanha
ISBN: 9788550703107
DIMENSÕES E ACABAMENTO
32.1 cm x 23.4 cm x 0.8 cm
Peso: 250 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro-jogo e livro-brincante
ASSUNTOS
Diversidade, Surpresa, Arte, Suspense, Diferenças, Ponto de vista, Diversidade cultural, Curiosidade, Contemporaneidade, Lazer, Espelho, Olhar, Museu, Contemplação, Vigia ou Vigilante, Pintura, Quadros
SOBRE MARIA ISABEL SÁNCHEZ VEGARA
Maria Isabel Sánchez Vegara é formada em Publicidade e Relações Públicas. Desde pequena, sente-se atraída pela poesia e hoje diverte-se escrevendo livros, conteúdos criativos e anúncios para televisão. Gosta também de ioga, jardineiras, gangas, galgos e cangurus. Vive em Barcelona, na Espanha.
leia mais...
SOBRE ALBERT ARRAYÁS
Albert Arrayás é um ilustrador espanhol hiperativo, licenciado em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, começando a trabalhar em 2012. Descrito como um criador incansável, dedica-se à pintura mural, álbuns ilustrados para crianças, revistas e magazines, com inúmeras exposições já realizadas na França, Itália e seu próprio país.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35