Seleções > O ponto

O PONTO

Texto: Peter H. Reynolds

Ilustração: Peter H. Reynolds

Editora: WMF Martins Fontes
Uma professora de artes percebe que sua aluna precisa de um pequeno incentivo para começar a desenhar. Já dizia Paulo Freire: ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Conseguir perceber as particularidades de cada aluno e saber como conduzir as situações da melhor forma são características de um bom professor. Com muita sensibilidade, uma professora de artes percebe a frustração de sua aluna por achar que não sabe desenhar. Primeiro, a educadora tenta se conectar com a menina por meio do humor. Não tendo sucesso, ela parte para uma didática que dá espaço para a aluna se autodescobrir e desenvolver suas próprias capacidades.

"Faça uma marca e depois veja no que dá", orienta a professora. A menina faz um ponto, então a docente analisa e pede que ela assine. No outro dia de aula, o ponto está emoldurado. Com o acolhimento do seu trabalho, a jovem se sente confiante para se permitir tentar desenhar e, assim, poder desenvolver e melhorar o seu conhecimento técnico.

Na exposição de arte da escola, um colega fica admirado com os quadros dos pontos e diz que gostaria de saber desenhar. Sabendo que a tentativa deve vir antes da autocrítica, a menina reproduz com ele a mesma técnica da professora de artes, indicando que o espaço criativo deve ser primeiro um espaço de acolhimento e de produção para só depois vir uma avaliação.

A cada novo ponto desenhado, é possível perceber o desenvolvimento da técnica de desenho e de pintura, como também da própria expressão artística. Dos mais variados pontos, a menina parte para um quadro em que só o ponto não é pintado, de forma a experimentar as diferentes possibilidades que a arte proporciona.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788546902804
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.4 cm x 20.5 cm x 19 cm
Peso: 132 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Empatia, Criatividade, Arte, Superação, Desenho, Professor, Respeito, Acolhimento, Aprendizado, Confiança, Sensibilidade, Pintura, Quadros
SOBRE PETER H. REYNOLDS
Foto do autor Peter H. Reynolds
Autor, ilustrador de livros infantis e fundador da empresa de mídia educacional FableVision. Reynolds tem um irmão gêmeo idêntico chamado Paul, que colabora como autor em vários livros infantis e também atua como CEO da empresa de mídia educacional.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35