Seleções > O pássaro encantado

O PÁSSARO ENCANTADO

Texto: Eliane Potiguara

Ilustração: Aline Abreu

Editora: Jujuba
No meio da mata, as crianças brincam vibrantes e alegres, até suas risadas serem interrompidas pelo exótico canto de um pássaro.
SINOPSE
Foto do resenhista Felícia Fleck
por Felícia Fleck

No meio da mata, as crianças brincam vibrantes e alegres, até suas risadas serem interrompidas pelo exótico canto de um pássaro.

Em um primeiro momento, ficam assustadas, mas logo surge a sábia avó que conta a história do pássaro, portador da ancestralidade de seu povo, que anuncia o florescer de algo novo, de um momento bom e mágico para a comunidade.

A premiada escritora indígena Eliane Potiguara narra uma história sobre luto, memória e os ciclos da vida, evidenciando o papel das avós no cuidado com os mais novos e a transmissão dos costumes, tradições e ensinamentos para a vida.

As ilustrações de Aline Abreu apresentam uma mescla de diferentes materiais, inspirados nos grafismos potiguaras e em sua própria memória ancestral.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788561695538
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26.8 cm x 20.2 cm x 0.4 cm
Peso: 180 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Cultura indígena, Luto, Memória, Floresta, Criança, Ancestralidade, Avó, Moradia e habitação, Pássaros, Comunidade indígena, Aldeia
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Ed. Jujuba
SOBRE ELIANE POTIGUARA
Foto do autor Eliane Potiguara
Eliane Potiguara é descendente do povo potiguara. Vive no Rio de Janeiro. Sua escrita é fruto das lembranças de sua família, principalmente de sua avó, com quem aprendeu a ser quem é hoje. Viajou para vários países para relatar e lutar pelos direitos indígenas. Em 2005 foi indicada para o Prêmio Internacional "Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz". Também ganhou o Prêmio Literário do PEN CLUB da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, nos Estados Unidos, pela atuação política do livro A terra é a mãe do índio.
leia mais...
SOBRE ALINE ABREU
Foto do autor Aline Abreu
Aline Abreu nasceu e mora em São Paulo. Estudou Artes Visuais na FAAP e é Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Já ganhou o prêmio João de Barro e a distinção Cátedra Unesco PUC/RJ, teve livros selecionados para a lista de 30 melhores da Revista Crescer e ganhou o prêmio Monteiro Lobato da mesma revista pelo conjunto de sua obra.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35