Seleções > O pai da mamãe

O PAI DA MAMÃE

Texto: Cristiana Gomes

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Editora Caixote
Um dia de praia com o vovô: divertido e também revelador para uma garotinha. Entre uma brincadeira e outra, lembranças, novos-velhos hábitos e um amor que se reafirma.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

É interessante acompanhar a maneira como as crianças desvendam o ordinário. O que parece óbvio e sem graça aos nossos olhos ganha novos contornos quando recebe um banho de surpresa. Ver isso por meio da Literatura tem um encanto especial. Neste livro, uma garotinha descobre algo importante entre o seu avô e o pai de sua mãe.

Em um dia de praia, avô e neta armam o guarda-sol, alongam-se e sentem o vento, brincam com areia, baldinhos, jornal, mergulham no mar, nadam com boias... enquanto isso ela narra e traz à tona lembranças de sua mãe quando era pequena: “A mamãe falou que o pai dela sempre usava gravata e sapato fechado.”. “Sempre?”, ela se questiona enquanto estão com os pés descalços na areia. “A mamãe falou que foi o pai dela que ensinou ela a nadar”, “Respira pela boca”, “Solta pelo nariz”. As cenas demonstram que algumas coisas não mudam com o passar do tempo e que outras podem virar do avesso. E após esse dia de praia, já em casa, com tempo e conjecturas subjetivas, a protagonista conclui, ainda que acompanhada de um ponto de interrogação, como se dão os vínculos familiares entre ela, seu avô e sua mãe. Da maneira descomplicada típica da maioria das infâncias, numa cena corriqueira na mesa de café.

Os tons ternos das ilustrações, típicas de Odilon Moraes, desaceleram o olhar do leitor quase que instantaneamente. Um cenário de folga com apenas duas personagens, onde não há relógio, pressa, outras vozes. A praia criada para este álbum ilustrado é um paraíso particular.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 6586666007
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 18 cm x 3 cm
Peso: 281 g
Páginas: 30
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Paternidade, Maternidade, Brincadeiras, Infância, Surpresa, Mãe, Descoberta, Velhice, Avô, Fases da vida, Estações do Ano, Curiosidade, Pai, Cuidados, Vínculos Afetivos, Tempo, Praia, Gerações, Terceira Idade, Verão
SOBRE CRISTIANA GOMES
Foto do autor Cristiana Gomes
Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP, trabalha na área de Educação Infantil há 30 anos. Atua como formadora de professores nos institutos Avisa Lá e Singularidades, em contato direto com educadores de redes municipais. É também especialista em literatura para a infância e pesquisa os livros ilustrados no contexto contemporâneo. Em 2017, publicou O Silêncio de Alice, pela editora Autêntica e, em 2020, O pai da mamãe, em parceria com Odilon Moraes, pela editora Caixote, ambos voltados para o público infantil.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35