Seleções > Raul luar

RAUL LUAR

Texto: Bartolomeu Campos de Queirós

Editora: RHJ
Obra original de 1978, em que o poeta lançou mão do nome Raul e o seu inverso, no arranjo das letras, luar, brinca com identidades entre um menino, luz, coisa, brinquedo, palavras.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

A poesia é sempre um jogo de relações. Tradicionalmente, uma busca de semelhanças e diferenças entre o som e o sentido da palavra, mas também abraçando o campo das visualidades da página impressa. Nesta obra original de 1978, o autor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós lançou mão de um nome, Raul, e o seu inverso no arranjo das letras, luar, e investe em diversas possibilidades de relação.

 Raul é um menino que gosta do luar, mas também a luz da lua gosta do menino. Assim é, Raul e luar, um na terra, outro no céu. Mas também Raul é luar, o luar é Raul: eles são dois, são o mesmo, um e outro únicos e múltiplos, transformando-se na própria lua, numa bola luminosa bela e azul. Ou seria amarela, branca ou lilás? 

Pois olhe: páginas, palavras e luas mudando de cor, exibindo novas relações pelo espaço do livro... E Raul é a própria bola do luar e bola gráfica, raul que luava e um luar que ruava, passeando ao longo do livro colorido diagramado pelo artista Mario Cafiero. 

Com poucos recursos e pleno de sugestões criativas, o poema dialoga com outro poema — “A lua é do Raul”, de Cecília Meireles. Também conversa graficamente com outro livro — Flicts, de Ziraldo, com o seu ritmo diagramático de palavras e cores. Agora me diga se poesia é ou não é sempre um jogo de relações...

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5
Ano: 2007
País: Brasil
ISBN: 9788571532014
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 21.5 cm x 0.3 cm
Peso: 100 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia
ASSUNTOS
Infância, Transformação, Humor, Autoimagem, Cores e Formas, Palímdromo, Poesia, Poesia Visual
SOBRE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
Foto do autor Bartolomeu Campos de Queirós
Bartolomeu Campos de Queirós foi um importante escritor da literatura brasileira, escrevendo para uma faixa de leitores entre a criança e o jovem adulto, leitores sonhadores ávidos de lirismo. Suas obras são caracterizadas principalmente por reminiscências de infância, onde a vida simples e pacata se multiplica entre as relações com os parentes, a proibição de sair à rua para brincar, as crenças religiosas, a melancolia de uma felicidade alcançada só à força das miudezas, do mar distante, da solidão tão cheia de dúvidas, das imagens que brotam da palavra literária.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35