Seleções > O monstro papapalmeiras

O MONSTRO PAPAPALMEIRAS

Texto: Dipacho

Ilustração: Dipacho

Tradutores: Thaisa Burani

Editora: Cai-cai Edições
Talvez o Papapalmeiras não seja apenas o monstro que ele aparenta ser à primeira vista, talvez ele seja uma máquina que faz papapá e esconda segundas intenções...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

É grande a família das palmeiras. Mais de duas mil quinhentas espécies, incluindo o coqueiro, a tamareira, o buriti, o babaçu, a carnaubeira, o açaizeiro, com suas folhas coloridas em forma de leque e frutos de muitos sabores no alto, bem no alto de seu tronco cilíndrico. As palmeiras são uma grande riqueza.

Indicado desde a faixa dos pequenos leitores, devido a uma narrativa recheada de ruídos e frases rápidas, o livro contém sutilezas que pode atrair a atenção dos mais jovens e experientes. A ação verbal vai num crescente: o monstro come, devora e traga todas as árvores. O que era cor e vida torna-se um vazio, creia nisso: ensurdecedor. Na página branca, um novo cenário: vemos a porta de um banheiro para onde o personagem principal se dirige com um carrinho de mão. Oras, já imaginou o que ele vai fazer lá dentro? Exatamente... E a narração denuncia a natureza marota ao dizer: esse tal de monstro Papapalmeiras!

O inusitado escatológico desperta o riso fácil. A sobrecapa do livro é uma peça que desperta o lúdico, ao trazer o título, o nome do autor colombiano e da editora estampados numa bocarra com dentões. Contudo, detrás da máscara da comédia, está o rosto da crítica satírica a diversas situações de exploração imposta pelo colonialismo e pela degradação do meio ambiente, em especial nos países latino-americanos e caribenhos que necessitam pensar e manter o equilíbrio da área verde e a variação das chuvas frente ao desenvolvimento. É preciso gestar nosso lugar no mundo futuro.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2021
País: Colômbia
ISBN: 9786599401053
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27 cm x 20 cm x 0.4 cm
Peso: 100 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Anedota
ASSUNTOS
Consciência ambiental, Egoísmo, Trabalho, Meio Ambiente, Exploração, Floresta, Monstros, Animais reais e imaginários, Bicho-papão, Ecologia, Dinheiro, Sustentabilidade, Desmatamento, Economia, Escatologia, Cocô, Capitalismo, Sátira
SOBRE DIPACHO
Foto do autor Dipacho
Diego Francisco Sánchez Rodríguez, ou Dipacho, nasceu na Colômbia, onde escreve e ilustra livros infantis, já tendo ganhado diversos prêmios pelo seu trabalho. Tem encantando o público brasileiro de forma singela e divertida. Seus livros fazem sucesso tanto com crianças (O animal mais feroz e Todos zoam todos) quanto com adultos (A viagem dos elefantes). 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35