Seleções > Vazio

VAZIO

Texto: Catarina Sobral

Ilustração: Catarina Sobral

Editora: Editora 34
Quando a vida parece sem sentido ou nos momentos em que nos sentimos alheios às pessoas: um livro de imagem para fazer o coração saltar do peito outra vez.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Ler um livro de imagem requer um certo desapego à lógica e ao cronos. Primeiro, porque nem sempre os olhos encontram sentido no que veem. Depois, porque é preciso tempo para explorar as páginas, pois, geralmente, os artistas resguardam metáforas em cada ilustração, um não-dito, que pode ser interpretado de várias maneiras.

Em Vazio, um homem sente um incômodo, mas não sabe dizer exatamente do que se trata. Busca um médico que o examina, mas não lhe dá respostas. Segue ao supermercado, se enche de compras, mas a sensação persiste. Ele tenta preencher os desconfortos com flores e plantas, mas não resolve, olha para o lado, para as pessoas sem lamúrias, “tá tudo certo”, precavidas, seguindo as suas vidas encorpadas e coloridas.

Até que um dia, quando anda cabisbaixo, totalmente esvaziado de si, sem perceber, cruza com outro alguém que também se encontra neste estado de não-vida. E, como nos grandes encontros de amor, seu coração pulsa fortemente e o redireciona. Algo com uma força extraordinária o faz levantar o olhar e se abismar com a vida.

A obra é da artista Catarina Sobral, que criou um cenário colorido para que o protagonista se destacasse. Ele surge como se fosse uma folha de papel em branco em meio a tantas cores. Essa figura sem cor, sem vida, até invisível aos olhos dos outros já diz um bocado de coisas, não é mesmo? Bem, mas esta é apenas uma das possíveis interpretações para o que se passa com o protagonista. Pode ser tanta coisa! A criança leitora, por exemplo, consegue extrapolar o possível e criar narrativas bizarras e emocionantes. Ler este livro pode, inclusive, ser uma deixa para que adultos e crianças verbalizem seus sentimentos. Às vezes, durante a leitura compartilhada, escapa uma dor ou outra, e isso, que é do humano, quanto mais tratado entre os pares, melhor. Falar de si ainda é o melhor remédio para aquelas dores que não têm nome.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2014
País: Portugal
ISBN: 9788573265798
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24.4 cm x 19.6 cm x 0.4 cm
Peso: 180 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado
PRÊMIOS
Prêmio White Ravens
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Livro-imagem, Livro sem idade, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Solidão, Amor, Surpresa, Tédio, Transformação, Medo, Autoestima, Relações Humanas, Mundo interior, Autoimagem, Isolamento, Acaso, Subjetividade, Angústia
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Editora - Versão portuguesa
SOBRE CATARINA SOBRAL
Foto do autor Catarina Sobral
Catarina Sobral fez cursos de Design e Ilustração nas universidades de Barcelona (Espanha), Aveiro e Lisboa (Portugal). Multifacetada e multipremiada, a artista que também produz animações para o cinema, já recebeu o prêmio de ilustração da Feira de Bolonha (2014) e teve seu livro Vazio selecionado para o catálogo White Ravens da International Youth Library.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35