Seleções > O método de Pepe Chevette

O MÉTODO DE PEPE CHEVETTE

Texto: Laura Erber

Ilustração: Herbert Loureiro

Editora: Biruta
Pepe Chevette sempre contou com a ajuda da vó Elvira nas redações escolares. Nas últimas férias, no entanto, a avó faleceu e agora o menino precisa de apoio e criatividade para escrever sem ela.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Na volta às aulas, a professora Opala Fuks pede a todos uma redação sobre as férias. Para o desespero de Pepe Chevette, que nunca gostou de escrever redações e contava com a vó Elvira na tarefa de redigir textos de forma leve e divertida, ela havia falecido. O menino não queria ter de compartilhar o acontecido, nem dizer como estava se sentindo.

Sem o auxílio da avó, quando ele tentava escrever, as palavras e as ideias fugiam. Pepe não sabia como fazer para preservar sua intimidade e o momento do seu luto. No entanto, percebendo a angústia do garoto, o professor Monza escuta o que o Pepe tem a dizer e, sem o falar o que o menino precisa fazer, tenta guiá-lo para descobrir seu próprio método para escrever.

Quando o prazo de entrega já estava esgotando, Pepe Chevette teve uma ideia e, às pressas, a colocou em prática para produzir a redação. Vindo de Pepe, um garoto cheio de teorias malucas, a metodologia é inusitada e divertida. Será que vai dar certo?

A história é narrada por uma personagem misteriosa e o suspense sobre a sua identidade se mantém até o final do livro. Laura Erber deixa para que o leitor atento perceba o método dela para a criação do nome dos personagens. Você consegue perceber o que eles têm em comum?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786556510309
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.6 cm x 17 cm x 24 cm
Peso: 150 g
Páginas: 72
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Novela
ASSUNTOS
Família, Empatia, Luto, Amizade, Criatividade, Diferenças, Superação, Morte, Tristeza, Percepção do outro, Criação literária, Escola, Professor, Avó, Aprendizado, Férias, Redação, Tarefa de casa
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Torvelim | Resenha
SOBRE LAURA ERBER
Foto do autor Laura Erber
Laura Erber é escritora, artista visual, editora e professora do Departamento de Teoria do Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. É autora dos livros de poesia Os corpos e os dias (Editora de Cultura, 2008) e A Retornada (Relicário, 2017), do romance Esquilos de Pavlov (Alfaguara, 2013) e dos infantis Nadinha de nada (Companhia das Letrinhas, 2016) e O incrível álbum da pulga Picolina (Peirópolis, 2013) – este em parceria com Maria Cristaldi. Em 2015, criou com Karl Erik Schøllhammer a editora digital Zazie Edições, onde coordena a Coleção Pequena Biblioteca de Ensaios.
leia mais...
SOBRE HERBERT LOUREIRO
Foto do autor Herbert Loureiro
Ilustrador alagoano, atualmente mora em São Paulo. Já desenvolveu projetos projetos para Spotify, Tok&Stok, Melissa, Havaianas, Itaú, Bed Head, Avon, Colorado, MAM e Sesc SP. Além dos desenhos digitais, trabalha com outros suportes como cerâmica e pintura. Faz parte do coletivo de arte Lambada. Seus projetos já foram apresentados nos EUA, Japão, Reino Unido, França, Lituânia e Bélgica.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35