Seleções > O menino que virou chuva

O MENINO QUE VIROU CHUVA

Texto: Yuri de Francco

Ilustração: Renato Moriconi

Editora: Editora Caixote
As emoções vão chegando, tomando conta de tudo e quando vemos estamos no meio de redemoinhos e tempestades. Nesse folioscópio, somos chamados a liberar nossas emoções, e entender que tudo é um ciclo.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

“O menino chorava. E de tanto chorar, virou chuva.” Com uma sequência de imagens vemos uma nuvem se aproximando de nossa personagem enquanto o enquadramento diminui gradativamente. Dessa forma, o escritor Yuri de Franco e o ilustrador Renato Moriconi iniciam esse livro, mais que um livro, um flipbook ou folioscópio - uma coleção de imagens organizadas sequencialmente que quando folheadas de forma rápida dão vida e movimento às ilustrações, em uma sequência animada.

Com uma infinidade de interpretações sobre os sentimentos humanos, os autores deixam o leitor livre para pensar sobre o que seria essa tempestade de emoções, que chega de leve, nos absorve, fica cada vez mais tensa, forte, cria redemoinhos e aos poucos vai se esvaindo e permitindo que outros sentimentos e emoções tenham espaço também. 

Este belo e intenso livro foi um lançamento exclusivo para o Clube Quindim. As ilustrações de Renato Moriconi, com a predominância de cores cinzas, reforçam a confusão crescente de sentimentos da personagem, com lampejos de cor no final, como um sinal de que há espaço para um novo caminho. Uma roda-viva de emoções que inicia com uma chuva, vira tempestade, furacão, mas que o tempo permite transformar e ressignificar com a chegada de raios de sol e o surgimento de um belo arco-íris, que leva embora tudo que é cinza e pesado.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9786586666014
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21.2 cm x 15.5 cm x 1.2 cm
Peso: 370 g
Páginas: 144
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Livro-objeto, Livro-brinquedo, Livro sem idade, Crônica
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Solidão, Tristeza, Água, Chuva, Emoções, Sentimentos, Angústia, Paciência, Raiva, Revolta
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Clube Quindim | O que é flip book
SOBRE YURI DE FRANCCO
Foto do autor Yuri de Francco
Nascido em São Paulo, é escritor, ator e arte-educador. Desenvolve pesquisa em diversas linguagens artísticas para o público infantil, tais como teatro, literatura e música. É criador do podcast Histórias do mundo, no qual fala sobre literatura infantojuvenil.
leia mais...
SOBRE RENATO MORICONI
Foto do autor Renato Moriconi
Renato Moriconi é um dos maiores nomes da literatura para infância na contemporaneidade. Artista plástico, dedica boa parte de sua produção a obras em livro. Há publicações suas no Brasil, Argentina, México, França, Itália, Coréia do Sul, EUA e China. Recebeu os prêmios “melhor livro-imagem” em 2011 e em 2014, e “melhor livro para a criança” em 2012 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Recebeu também o troféu Monteiro Lobato e o Jabuti de “ilustração infantil” em 2014. Em 2016 foi contemplado com o Premio Fundación Cuatrogatos (EUA) e finalista do prêmio “Melhor livro de arte” da revista italiana Andersen, ambos pelo livro Bárbaro. Em 2018 esse livro figurou na lista do The Boston Globo dos melhores livros infantis publicados nos EUA e figurou também em “The Most Astonishingly Unconventional Children’s Books” feita pela School Library Journal dos EUA. Ministrou cursos, oficinas e palestras no Brasil e em outros países, como no Museu de Arte Contemporânea de Lima (Peru) e Scuola Internazionale d’Illustrazione (Sarmede/Itália). É professor convidado do curso de pós-graduação “Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica” do Instituto Vera Cruz, em São Paulo.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35