Seleções > O menino e a sombra

O MENINO E A SOMBRA

Texto: Orígenes Lessa

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Global
Um dia, Pedrinho se dá conta que possui uma sombra e passa a observá-la com mais atenção, experimentando os movimentos do corpo e da vida.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Pedrinho faz uma grande descoberta: sua sombra. Uma coisa que o acompanha aonde quer que vá, como se fosse a continuação de seu corpo. Então o garotinho passa a realizar experiências para saber mais sobre os movimentos possíveis da grande novidade.

Num dueto de comprovações físicas e imaginação, o protagonista desenvolve diálogos com a própria sombra e a coloca em provas. Às vezes, parecem mágicas. Aos olhos do menino, o mundo está diferente e ganha mais encanto. Pedrinho descobre que a sombra surge e desaparece de acordo com a luz, pois antes pensava que ela não o acompanhava para dentro de casa. E está tão entusiasmado com a descoberta que não vê graça em brincar com as outras crianças, a menos que Juliana – a menina de seus olhos – também participe.

É assim que Orígenes Lessa evoca o espanto do “novo”, típico da infância, trazendo questionamentos sobre o comportamento humano. O que nos alegra ou faria passar vergonha perante nossas atitudes? E Odilon Moraes cede imagens ternas, destacando o calção vermelho do garotinho, e dá uma pincelada de criatividade em mais um dia comum.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2000
País: Brasil
ISBN: 9788526006454
DIMENSÕES E ACABAMENTO
29.4 cm x 15.6 cm x 0.6 cm
Peso: 118 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado
PRÊMIOS
Láurea Altamente Recomendável FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Cotidiano, Brincadeiras, Infância, Amizade, Corpo, Consciência corporal, Costumes antigos, Relações Humanas, Curiosidade
SOBRE ORÍGENES LESSA
Foto do autor Orígenes Lessa
Ingressou no Seminário de Teologia, orientado pelo pai, mas o abandonou aos 24 anos, seguindo para a cidade do Rio de Janeiro, onde viveu e trabalhou com jornalismo e publicidade. Publicou contos, novelas, romances, ensaios. Seu primeiro livro saiu em 1929, O escritor proibido. Passou a ser reconhecido também pela literatura para crianças e jovens. Recebeu prêmios e em 1981 passou a integrar a Academia Brasileira de Letras. Faleceu no ano de 1986.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35