Seleções > O menino de calça curta

O MENINO DE CALÇA CURTA

Texto: Flavio de Souza

Ilustração: Rafael Sica

Editora: FTD
Uma afetuosa e delicada história familiar, escrita pelo conhecido roteirista de séries televisivas, Flávio de Souza, celebra a infância e a relação entre pais, filhos e netos numa trama semi biográfica.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

De uma época em que o tempo passava mais devagar, quando conseguíamos fazer inúmeras coisas e aproveitávamos ao máximo as sutilezas da vida, o escritor constrói sua afetuosa e delicada história de infância.

Espécie de alter-ego do escritor, o menino passava muito tempo na casa de seus avós, Nena e Joca, devido à demora dos pais atarefados ou presos nas armadilhas da cidade grande, não permitindo que chegassem a tempo de buscá-lo na escola. Diversão e histórias não faltavam, também podia fazer coisas que os pais não deixavam, como ficar muito tempo na banheira e comer a sobremesa antes da refeição. Do que o menino mais gostava, no entanto, era a conexão e as trocas que tinha com os velhos, principalmente com o avô, que o ensinava jogar inúmeros jogos de baralho e até incluiu o neto nas histórias que contava.

Porém, o menino se transforma em outro grande tipo de herói ao investigar um misterioso segredo de família. Seu bisavô Alexandre, pai do pai do seu pai, apelidado pela vó Nena de “resbufaclão”, há tempos estava doente, já não se lembrava de muitas coisas do presente e não se dava tão bem com o seu filho Joca. Quando a tia-avó Celeste traz o bisavô para morar por um tempo ali, o menino decide descobrir o motivo da desavença, na intenção de aproximar novamente a família. Não seria nada fácil, mas ele inicia a sua busca ao modo do Detetive Vagner Vargas, o seu herói preferido, fazendo um monte de perguntas importantes no meio de uma pilha perguntas desimportantes.

Flávio de Souza é um roteirista que celebra a infância desde a década de 1990 em séries televisivas que marcaram época, como Mundo da lua e Castelo Rá-Tim-Bum. Nesta história tocante e cheia de referências ao passado, narrada em primeira pessoa, ele escreve com simplicidade sobre a relação entre pais, filhos e avós, e a importância de se construir pontes para o diálogo, alicerçados em momentos de partilha e de escuta. 

Sem dúvida, “o não dito” nessa família provocou variados incômodos, rancores, tristezas e a barreira intergeracional que se arrastou ao longo de muitos anos, impedindo-os de expressar os sentimentos. Só mesmo um bom detetive, através de descobertas em um álbum de “photographias” em preto e branco, objetos antigos e constantes perguntas, desvenda todo o mistério e nos pega de calças curta! 


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788596012010
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.8 cm x 20.6 cm x 0.6 cm
Peso: 380 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Novela, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Paternidade, Mistério, Costumes antigos, Avô, Diálogo, Pai, Gerações
SOBRE FLAVIO DE SOUZA
Foto do autor Flavio de Souza
Flavio de Souza é um ator, escritor e roteirista brasileiro. Em 1988, escreveu a peça teatral Fica Comigo Esta Noite, mas seu trabalho mais notável é a criação do Castelo Rá-Tim-Bum, junto com o cineasta Cao Hamburger, com quem escreveu a maioria dos roteiros do programa. Criou também o Mundo da Lua, Rá-Tim-Bum e Ilha Rá-Tim-Bum. Estreou na literatura em 1986, com o livro Vida de Cachorro, da editora Memórias Futuras.
leia mais...
SOBRE RAFAEL SICA
Foto do autor Rafael Sica
Rafael Sica é um ilustrador e quadrinista brasileiro. Já publicou suas tiras em diversos jornais brasileiros e, em 2007, criou o blog Ordinário, inicialmente com a intenção de que fosse um portfólio virtual, mas que se tornou um repositório de suas tiras online, chamadas Quadrinhos Ordinários. Rafael ganhou o Troféu HQ Mix em 2005 (desenhista revelação) e 2009 (Web quadrinhos, por Quadrinhos Ordinários).
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35