Seleções > O macaco e a mola

O MACACO E A MOLA

Texto: Sônia Junqueira

Ilustração: Alcy Linares

Editora: Somos (Ática)
Dizem que macaco velho não mete a mão em cumbuca, mas este curioso símio se alegra e se assusta nas brincadeiras com a mola que pula da mala e às vezes parece tomar conta de toda a cena.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Parte da coleção Estrelinha lançada em 1982, pela editora Ática, com o intuito de estimular e fortalecer a aprendizagem do código escrito, a história de O macaco e a mola conta a peripécia de um curioso símio que cutuca uma mala colorida com estrelas e se surpreende com o objeto dourado que pula lá de dentro... ora encolhendo, ora esticando, a mola vira bola, salta, rola, galopa como um cavalo e o macaco em cima vai suando em bicas!

O texto verbal, apresentado em caixa alta, arrola palavras com sonoridades e grafias próximas, trocando de lugar uma letra, substituindo vogais ou consoantes, criando um jogo de encaixe de sílabas e rebatimento entre novos termos e significados: rebola/robalo (verbo/substantivo), mole/medo (adjetivo/substantivo), parado/pirada (adjetivos), cuca/cutuca/caduca (substantivo/verbo/adjetivo) etc. Também brincando com as classes gramaticais, o rol de palavras cria uma historieta de forma a fornecer um contexto para a criança em processo de aquisição da linguagem escrita. De década de 1980 para cá, a alfabetização tem sido tomada como um estágio do ensino do uso da língua, uma vez que o letramento infantil passou a ser visto como uma vivência maior de âmbito cultural iniciado, algumas vezes, em casa, antes ou paralelamente à escola.

Tudo isso permite reconhecer o pioneirismo de livros como este de Sonia Junqueira em parceria com Alcy, com seu traço caricato, e outros de Mary França com aquarelas de Eliardo, que abriram o caminho para crianças brasileiras rumo à leitura de textos em geral, à leitura literária e consequentemente às leituras de mundo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788508113354
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.6 cm x 16.8 cm x 0.4 cm
Peso: 100 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Conhecimento
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Brincadeiras, Surpresa, Animais, Curiosidade, Travessuras, Brinquedo, Macaco
SOBRE SÔNIA JUNQUEIRA
Foto do autor Sônia Junqueira
Sonia Junqueira nasceu em Três Corações e vive na cidade de Belo Horizonte, é formada em letras pela UFMG e foi professora de língua portuguesa e de teoria literária. Além de escritora, trabalha como editora de literatura para crianças e jovens, além de muitos anos de experiência como editora de livros didáticos. Também escreveu roteiros para histórias em livros de imagem.Estreou na literatura infantil com a coleção Estrelinha, em 1982, ganhando, no ano seguinte, o Prêmio Jannart Moutinho Ribeiro, da CBL, como autora revelação. Em 2012, esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti para livro infantil com o livro O elefante escravo do coelho.
leia mais...
SOBRE ALCY LINARES
Foto do autor Alcy Linares
Começou a desenhar quando criança e seu primeiro trabalho com ilustrações foi aos 16 anos em anúncios de propaganda. Ingressou no curso de arquitetura e, nesse mesmo período, trabalhou como ilustrador em diversos jornais e revistas. Seus principais trabalhos foram publicados no Pasquim, Movimento, Versus, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Exame, Diário Popular, Senhor, Veja e Isto É. A partir de 1976, sua carreira se direciona à ilustração infantil, quando ilustrou pela primeira vez um livro infantil. Já realizou capas para os livros dos escritores Luis Fernando Veríssimo, Carlos Eduardo Novaes e Stanislaw Ponte Preta. É autor de vários livros, entre eles: O dia em que eu fiquei sabendo, Papai e mamãe estão se separando e Meio dia macaco assobia.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35