Seleções > O livro maluco das poções mágicas

O LIVRO MALUCO DAS POÇÕES MÁGICAS

Texto: Leo Cunha

Ilustração: Mariana Massarani

Editora: Editora do Brasil
Uma princesa nada tradicional encontra um livro de poções mágicas escondido em um baú. Mas essas não são receitas comuns, é um livro maluco de preparados que vão divertir toda a família.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Escondido em um baú esquecido pela casa, O livro maluco das poções mágicas é encontrado por uma menina curiosa. É ela que nos acompanha nas imagens por receitas mirabolantes que animam o cotidiano de uma família nada tradicional. O Elixilique é uma bebida que deixa as crianças inquietas e os pais desesperados, já o Adolesçante é um tipo de adoçante que faz crescer. 

Brincando com sílabas e palavras, O livro maluco das poções mágicas é uma obra leve e divertida. Leo Cunha usa trocadilhos para criar poções mágicas inéditas e muito irreverentes, desafiando a lógica das poções habituais. Juntando, dividindo, mesclando e criando palavras, o texto poético evoca a sonoridade da língua e recria o significado das palavras que conhecemos. E se a Mate-mágica faz da nossa mente uma calculadora e a protesopa impede que os pequenos se machuquem, tudo é possível nesse nonsense cheio de alegria e esperança. 

O autor brinca com vários tipos de texto apresentando um catálogo de poções, receitas e produtos variados, criando definições para cada novidade, evidenciando as recomendações de uso para ocasiões especiais, fazendo referência aos contos de princesa e outras histórias, no mundo contemporâneo de consumo.

As ilustrações de Mariana Massarani, com seu traço marcante e descontraído, trazem ainda referências clássicas de personagens como Emília, Visconde, Homem Aranha, Shakespeare e Peter Pan. Neste livro, as princesas de rosa são as causadoras de bullying. No entanto, as crianças as repelem com um perfumilhante, que desmancha a maldade no ar. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788510075350
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26 cm x 19.8 cm x 0.5 cm
Peso: 190 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia
ASSUNTOS
Consumismo, Brincadeiras, Transformação, Nonsense, Humor, Magia, Crescimento, Absurdo, Desconstrução, Hábitos de consumo, Convenções, Receita culinária, Poesia
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Resenha
SOBRE LEO CUNHA
Foto do autor Leo Cunha
Leo Cunha é escritor, poeta, cronista, tradutor e professor universitário aposentado do curso de jornalismo, além de ministrar diversos cursos de literatura infantil e escrita. Seus textos tem recebido incontáveis reconhecimentos com o prêmio Nestlé, João-de-Barro, FNLIJ e Jabuti, além de selos “Altamente Recomendável”, indicações da Revista Crescer e Cátedra 10 de Leitura.
leia mais...
SOBRE MARIANA MASSARANI
Foto do autor Mariana Massarani
Mariana Massarani é uma das mais representativas autoras brasileiras de uma geração que começou seus trabalhos a partir de 1990. Ao lado de Roger Mello e de Graça Lima, integra o coletivo Capa Dura em Cingapura. Com uma identidade própria, ela segue desenhando personagens com a linguagem do cartum, combinando várias técnicas, mas sempre nos apresentando um traço determinado, simples, dinâmico, cheio de bossa e bom humor.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35