Seleções > O limpador de placas

O LIMPADOR DE PLACAS

Texto: Monika Feth

Ilustração: Antoni Boratynski

Tradutores: Dieter Heidemann

Editora: Brinque-book
Um limpador de placas de rua, feliz e realizado, resolve desvendar os mistérios por trás dos nomes das personagens que estampam as placas. A partir de então tem a sua rotina e a sua vida tomada por óperas, poesias, melodia e muitas descobertas.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

A autora alemã Monika Feth e o ilustrador polonês Antoni Boratyski são os artistas responsáveis por esta obra. Lançada no Brasil pela primeira vez em 1997, retrata com simplicidade e elegância um limpador de placas de rua que ama o seu trabalho e passa o dia inteiro limpando cuidadosamente cada uma até refletirem como raios de sol. Um excelente limpador, o melhor da cidade. Em reconhecimento ao seu exímio trabalho, recebe de seu gerente um rotineiro e caloroso tapinha nas costas: “Parabéns, continue assim!”

Ano após ano, está sempre de prontidão às sete e meia da manhã na Central de Limpeza de Placas de Rua. Percorrendo sempre o mesmo trajeto, inicia cedinho na Praça Carlos Gomes, passando pelas ruas Villa-Lobos, Pixinguinha, Goethe, Drummond e finaliza ao pôr do sol na Praça José de Alencar. Um dia inteiro de trabalho e uma vida entre poetas, escritores e compositores!

Um homem feliz com sua vida e trabalho que não tinha a menor preocupação em mudar absolutamente nada. Mas um dia, ele se depara com a curiosidade e compreende que não sabia coisa nenhuma sobre os nomes que limpava e lustrava todos os dias.

Dedicado, iniciou os estudos para descobrir quem eram aquelas pessoas e novos mundos surgiram. Com lápis e papel em punho, fez uma lista de pesquisa, que grudou na parede, examinou jornais, comprou ingressos, assistiu óperas, concertos, shows, se tornou frequentador assíduo da Biblioteca Municipal. No Natal, se deu de presente uma vitrola e coladinho na árvore ouviu seu primeiro disco.  

Seus estudos viraram prosa, poesia, recital, palestras, assobios. Os homens incógnitos que estampavam as placas se tornaram estimados, vivos ou mortos, passaram a ser velhos conhecidos, melhores amigos e companhia diária. Assim um simples limpador de placas, um “pobre simplório”, diria Goethe, começou a chamar atenção, atraiu multidões e se tornou também um grande notável.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. 

(João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2012
País: Alemanha
ISBN: 9788585357788
DIMENSÕES E ACABAMENTO
28 cm x 21.6 cm x 0.6 cm
Peso: 170 g
Páginas: 28
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo crítico, Conto
ASSUNTOS
Rotina, Cotidiano, Música, Arte, Trabalho, Diversidade cultural, Cidade, Curiosidade, Teatro, Espaço urbano, Invisibilidade social, Transformação Pessoal, Convivência social, Aprendizado, Humildade, Espaços públicos, Cultura, Ópera
SOBRE MONIKA FETH
Foto do autor Monika Feth
Escritora e jornalista alemã, nasceu na cidade de Hagen trabalhou em jornais, revistas e radio optando por dedicar sua carreira exclusivamente a literatura para crianças e adolescentes com textos simples e sofisticados. Iniciou sua carreira como escritora em 1980, aos 29 anos de idade com o lançamento do livro Examen. Possui mais de 50 livros publicados, grande parte traduzidos para vários idiomas e muitos deles premiados. No Brasil suas obras mais conhecidas são: O limpador de placas, O catador de pensamentos e Quando as cores foram proibidas, todos ilustrados por Antoni Boratynski um grande artista plástico, parceiro de trabalho.
leia mais...
SOBRE ANTONI BORATYNSKI
Foto do autor Antoni Boratynski
Premiado artista plástico, pintor e ilustrador polonês. Conhecido no Brasil com suas ilustrações marcantes em livros de literatura infantojuvenil produzidos em parceria com a escritora alemã Monika Feth.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35