Seleções > O lenço

O LENÇO

Texto: Patricia Auerbach

Ilustração: Patricia Auerbach

Editora: Brinque-book
Um belíssimo livro-imagem que celebra, de forma sensível, a criatividade infantil. Um simples lenço é o combustível que leva a criança a habitar diferentes mundos e ser múltipla.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Tudo começa com o desejo de uma criança de ter um objeto do universo da mãe: um lenço. Ela aguarda, quietinha, o momento em que a mãe está distraída, arrumando-se para sair, e enfim conquista o objeto desejado, que representa simbolicamente o elo entre as duas. Ela se delicia, triunfante e emocionada. Cheira, deita carinhosamente sobre ele, se cobre, até que uma ideia surge, e o que parece um simples objeto do cotidiano da mãe se transforma em muitos momentos de diversão. 

Através da bela narrativa visual, o livro nos coloca diante do universo lúdico das crianças e seu entendimento próprio do brincar. Sem dúvida, novas oportunidades brincantes continuarão a surgir no encontro com o leitor, e nos momentos de leitura compartilhada. Com olhar poético, podemos ser criadores de diferentes percepções dessa história.

As ilustrações predominantemente em preto e branco trazem o contraste do colorido apenas no lenço, vermelho com bolinhas brancas, que sempre desperta a nossa atenção ao virar da página. Nosso olhar é automaticamente levado a observar como eles, o lenço e a criança, se transformam. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 9+
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788574124377
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.4 cm x 24.8 cm x 2.8 cm
Peso: 390 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Láurea Altamente Recomendável - Criança da FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Livro-imagem, Imagiário
ASSUNTOS
Família, Maternidade, Brincadeiras, Infância, Criatividade, Mãe, Fantasia, Imaginação
SOBRE PATRICIA AUERBACH
Foto do autor Patricia Auerbach
A paulista Patrícia Auerbach, formada em arquiterura, é arte-educadora, escritora e ilustradora de livros para crianças. Entre suas obras publicadas estão O jornal (Editora Brinque-Book, 2012) e Histórias de antigamente (Companhia das Letrinhas, 2015). Trabalhou como diretora de arte em agências de publicidade e deu aulas de história da arte. Também atua na ONG Pró-Saber São Paulo, voltada para alfabetização e letramento, em Paraisópolis, na capital paulista. Mãe, a escritora escreve seus livros para unir através da leitura pais e filhos, sempre buscando a conversa e a troca para que ambos descubram novas maneiras do brincar.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35