Seleções > O jornal

O JORNAL

Texto: Patricia Auerbach

Ilustração: Patricia Auerbach

Editora: Brinque-book
Tempo livre, um jornal e uma criança: dobraduras e a infância ressignificada. Todo o poder à imaginação e aos ensaios de criar mundos e aventuras.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Entre o silêncio do pai que lê seu jornal confortavelmente na poltrona preguiçosa de um dia sem pressa, e as brincadeiras da criança pela casa, há o olhar atento de um menino que quer saber: o que há de tão especial nesse monte de papel? E então, por meio de sua imaginação, ele mesmo dá um novo sentido para o jornal e embarca em altas aventuras.

Ora, se não é justamente nos momentos de ócio que as ideias podem surgir! As crianças se utilizam da inquietude, da curiosidade e do tempo livre para transformar a realidade que se apresenta em outras coisas. É assim com o menino desta história que, sozinho, brinca e desdobra papel e infância. A propósito, o que nossas crianças andam a fazer no tempo livre dos ponteiros dos relógios?

A autora propõe uma narrativa sem texto e convida o pequeno leitor a criar uma história, a sua maneira. Opta pelo preto e branco que remete à grafia e impressão do objeto jornal, com alguns pontos em cores para destacar a criatividade do protagonista. Em entrevistas, Patrícia Auerbach menciona os ganhos da leitura compartilhada em família e oferta ao seu público um instrumento para ricos momentos de trocas afetivas. Veja na aba "links", vídeo da própria autora comentando a origem da história e a proposta da narrativa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 9+
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788574123851
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 30 cm x 0.2 cm
Peso: 222 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Melhor livro de imagem
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Livro-imagem, Narrativa de aventura
ASSUNTOS
Família, Cotidiano, Brincadeiras, Infância, Criatividade, Jornal, Dobraduras, Fantasia, Meios de comunicação, Imaginação
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Autora e obra - TV Brinque-Book
SOBRE PATRICIA AUERBACH
Foto do autor Patricia Auerbach
A paulista Patrícia Auerbach, formada em arquiterura, é arte-educadora, escritora e ilustradora de livros para crianças. Entre suas obras publicadas estão O jornal (Editora Brinque-Book, 2012) e Histórias de antigamente (Companhia das Letrinhas, 2015). Trabalhou como diretora de arte em agências de publicidade e deu aulas de história da arte. Também atua na ONG Pró-Saber São Paulo, voltada para alfabetização e letramento, em Paraisópolis, na capital paulista. Mãe, a escritora escreve seus livros para unir através da leitura pais e filhos, sempre buscando a conversa e a troca para que ambos descubram novas maneiras do brincar.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35