Seleções > O jabuti, a baleia e a anta

O JABUTI, A BALEIA E A ANTA

Texto: Stela Barbieri

Ilustração: Fernando Vilela

Editora: Jujuba
O jabuti foi desafiado a mostrar sua coragem diante de duas forças da natureza: uma baleia e uma anta. Como ele sai dessa? Surpresa!
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Em seu passo a passo, o jabuti segue em busca de água para saciar a sede. Depois de tanto andar pela floresta, acaba chegando até o mar, onde encontra uma baleia gigante que mal o vê e já cumprimenta com zombaria. Para ela, o pequeno não é capaz de chegar até a água e o desafia mesmo sabendo que, por ser salgada, não mataria sua sede.

O jabuti não se intimida e se diz capaz de amarrá-la! Volta à floresta para pegar um cipó e cumprir então a sua promessa valente. Mas, na volta, dá de cara com uma anta que também lhe insulta e desdenha de sua suposta força:

- Eu sou muito forte! Olha que eu posso amarrar você!

- Ah, isso eu duvido! – respondeu a anta.

 Pois o protagonista da história tem uma ideia que vale por duas. Entrega uma ponta do cipó para a anta e propõe um “cabo de guerra”. E encaminha a outra ponta à baleia. Um, dois, três e.... As duas, furiosas, puxam o cipó com muita força. Uma, em direção ao monte de areia, a outra, ao mar. Foi um duelo e tanto. No final, o jabuti, mesmo despedaçado, segue rindo à toa.

A história contada por Stela Barbieri e Fernando Vilela aponta para convenções socioculturais sobre forte e fraco, grande e pequeno, medo e coragem. Fenômenos antagônicos que compõem o humano, cuja existência é permeada pelo revezamento dos mesmos. Que diga o jabuti que, no alto de sua glória, experimenta a queda e se refaz.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2015
País: Brasil
ISBN: 9788561695521
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 26.5 cm x 1 cm
Peso: 180 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Cultura indígena, Resolução de conflito, Natureza, Aposta, Animais, Floresta, Comparações, Disputa, Artimanhas, Baleia, Grande vs. Pequeno, Inteligência, Forte vs. Fraco, Jabuti
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Editora Jujuba - sinopse
SOBRE STELA BARBIERI
Foto do autor Stela Barbieri
Escritora premiada - Catálogo White Havens, FNLIJ - de muitos livros para jovens leitores, ela é artista e também trabalhou como Curadora Educacional da Bienal Internacional de Arte de São Paulo e Diretora do Programa Educacional do Instituto Tomie Ohtake na cidade de São Paulo, Brasil. Atualmente é conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal). Stela Barbieri teve seus livros publicados em várias importantes editoras brasileiras. Autora de livros e contadora de histórias, além de educadora e curadora de arte, Stela Barbieri teve suas obras expostas nacional e internacionalmente.
leia mais...
SOBRE FERNANDO VILELA
Foto do autor Fernando Vilela
Artista plástico, ilustrador, autor, possui graduação em artes plásticas pela Unicamp e mestrado em artes pela ECA-USP, com obras expostas em importantes museus nacionais e internacionais. Na literatura, é escritor e ilustrador com livros publicados em oito países, sendo seu trabalho mais reconhecido Lampião e Lancelot (2007), com o qual ganhou três prêmios Jabutis e a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional Bologna Ragazzi Award.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35