Seleções > O guarda-chuva do vovô

O GUARDA-CHUVA DO VOVÔ

Texto: Carolina Moreyra

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: DCL - Difusão Cultural do Livro
Uma garota questiona os motivos de seu avô nunca sair do quarto. Deseja estar mais próxima a ele, mas não é possível. Só mesmo um velho guarda-chuva para trazê-lo a sua companhia.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Um avô que nunca saia do quarto, sequer para comer o bolo de chocolate da vovó. Não gosta de barulho, nem das brincadeiras de sua neta. Estranho.

Em uma das visitas aos avós, a garota fica intrigada com a altura de seu avô. Parece ter encolhido, ela diz, provocando um leve sorriso no senhorzinho. Na sequência, o avô não está mais no quarto, e não aparece na casa da vovó. A menina fica sem respostas e aproveita para brincar no quintal à vontade, já que não teria mais ninguém para reclamar.

Texto e imagens se utilizam do tom dramático para encenar a história. A narrativa tem um certo mistério, silêncio, casando com a melancolia que a chuva pode causar em algumas pessoas. Quem fica grata por toda a água que cai é a protagonista, que ganha o guarda-chuva do seu avô como um presente que o traz para perto de si.

Ao apresentar um livro como esse para uma criança, permita os questionamentos, por mais inesperados ou dramáticos que possam parecer. Ouça-a com a atenção que ela merece. Tente não a julgar ou subestimar. Ensaiar perdas, lutos, por meio da literatura, pode enriquecer o repertório infantil, oferecendo importantes ferramentas para quando o real se apresenta.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788536815749
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 19 cm x 0.4 cm
Peso: 190 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Criança, Prêmio FNLIJ - Escritor revelação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Luto, Memória, Morte, Saudade, Avô, Lembranças
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Livro-Clip
SOBRE CAROLINA MOREYRA
Foto do autor Carolina Moreyra
É formada em cinema pela London Film School - Inglaterra. Atuou como roteirista em trabalhos para a televisão.  É uma das criadoras do BabaYaga, coletivo de produção literária independente. Em entrevista para o site Lugar de ler, a escritora revela que:" Não trabalho mais com filmes. O mundo do cinema e da TV exige de você uma dedicação de tempo, de disposição e de você mesmo que, quando tive filhos, se tornou incompatível comigo. (...) Tenho me aproximado um pouco do texto para teatro. Em 2017 fizemos a adaptação do livro do Odilon, A Princesinha Medrosa, e foi uma experiência que gostei bastante e me ensinou muito.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35