Seleções > O grande pato

O GRANDE PATO

Texto: Mariah Guidella

Ilustração: Erika Astronauta

Editora: Jacaré na Porta
Há quantas formas de ser... pato? Um tal de Pato Parrulo deseja ditar uma única maneira. Um livro sobre autoritarismo que revela a existência em cores e possibilidades.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

O sisudo Pato Parrulo vive orgulhoso com as suas inúmeras medalhas que atestam a sua "patinês" perfeita e exemplar. Quer porque quer introduzir o seu comportamento para toda a comunidade. Imagine só! Todos os patos se vestindo, pensando e falando da mesmíssima maneira? Ainda bem que algo ocorre e rompe com o ciclo de autoritarismo do "mestre" e dá espaço para que o grupo amplie o seu olhar para a vida.

Afinal, diante de uma humanidade complexa e diversa, seria possível construir uma sociedade sadia com base no controle das subjetividades? Há quantas maneiras de ser gente?

Esse livro é produto de um coletivo, o Jacaré na Porta, e sua primeira edição ocorreu por meio de uma campanha virtual via Catarse. Tudo começou a partir das lâminas iniciais da artista Erika Astronauta. Num exercício de "escrever a ilustração", quatro textos foram escritos e após debates, o original de Mariah Guidella foi o escolhido.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9786590045119
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.9 cm x 21 cm x 0.4 cm
Peso: 190 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Poder, Diferenças, Individualidade, Liberdade, História Geral, Respeito, Autoritarismo, Conflitos políticos, Pato, Ditadura, Democracia, Opressão, Direitos do povo, Governantes, Sátira
SOBRE MARIAH GUIDELLA
Foto do autor Mariah Guidella
A escritora tem formação em Cinema pela instituição FAAP (2019) e vem participando de diversos cursos voltados para a construção de narrativas. Segue com seu projeto pessoal, HOMADE Sessions, no qual produz material audiovisual para a divulgação de artistas independentes desde 2016. Após finalizar uma Oficina de Literatura Infantil ministrada pelo escritor Claudio Fragata em 2017, fundou com amigos do curso, o Coletivo Jacaré na Porta - que visa pesquisar e produzir dentro desse gênero de literatura. Um dos resultados dessa parceria foi seu primeiro livro, O Grande Pato, idealizado e ilustrado por Erika Astronauta e publicado graças a um projeto de financiamento coletivo pelo Catarse.
leia mais...
SOBRE ERIKA ASTRONAUTA
Foto do autor Erika Astronauta
Cursou Design Gráfico no Colégio técnico Carlos de Campos e no Centro Universitário Senac, em São Paulo, e História da Arte no Institut d’Études Supérieures des Arts, em Paris. Após experiências nas artes plásticas e no design, e, a partir da maternidade, Erika apostou no desejo antigo de fazer arte especialmente à infância. Venceu o Concurso Citi Novos Artistas em 2009. Ilustrou Cantigas, Adivinhas e Outros Versos (Editora Melhoramentos) em 2011. E em 2012 A Poesia dos Instrumentos na Música Popular Brasileira (Estúdio Design Próprio). Em 2017 foi uma das fundadoras do Coletivo Jacaré na Porta, grupo de estudos e criação de literatura infantil e infantojuvenil. Em 2018 publicou de forma independente A caverna. Em 2019 lançou como co- autora e ilustradora O Grande Pato (Selo Jacaré na Porta).
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35