Seleções > O gênio do crime

O GÊNIO DO CRIME

Texto: João Carlos Marinho

Ilustração: Mauricio Negro

Editora: Global
A primeira aventura policial da Turma do Gordo, no tempo dos álbuns de figurinhas de jogadores de futebol: cola, troca, bafo e um complô na Pauliceia desvairada...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Um ano antes da Copa do Mundo de 1970 e o Brasil tornar-se tricampeão, o escritor João Carlos Marinho entrava em campo com a primeira novela policial da Turma do Gordo — Edmundo, Pituca, Berenice e, claro, o tranquilo e ousado Bolachão. A aventura começa despretensiosamente. Toda a cidade de São Paulo só pensa em completar um álbum de figurinhas de jogadores de futebol, na expectativa de trocá-lo por uma bola número três e um jogo completo de uniformes. Apesar de tantos gols de Pelé, a figurinha mais cobiçada era a cara do Rivellino e os meninos logo se veem às voltas com um cambista-falsificador que coloca em jogo a validade de muitos prêmios pipocando pela cidade, bem como a honestidade do fabricante do álbum impresso.

Remontando a um período quando o título mundial serviria de propaganda política, no auge da ditadura militar brasileira, João Carlos Marinho propunha um drible com bom humor e inteligência para flagrar as diferenças e falcatruas sociais, mostrando, ao jovem leitor, a farsa comercial e os mandos-desmandos de homens adultos.

A Edição Comemorativa – 50 Anos: O Gênio do Crime é muito mais que uma narrativa de jovens detetives, é um livro informativo com apresentação de Marisa Lajolo e farto material extra, como uma adaptação teatral proposta por João Carlos Marinho, em 2018; um estudo sobre os intertextos da narrativa: As reinações do Gordo; uma autobiografia do escritor, desde as lembranças de infância, com fotos familiares; comentários curtos de outros autores, críticos e estudiosos de literatura; matéria de jornal etc.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788526024977
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27.5 cm x 20.5 cm x 1.1 cm
Peso: 490 g
Páginas: 216
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Novela, Narrativa de aventura, Livro informativo, Narrativa de mistério
ASSUNTOS
Brincadeiras, Aventura, Mistério, Cidade, Escola, Coleção, Espaço urbano, Adolescência, Futebol, Álbum de figurinhas, Investigação, São Paulo, Cidades brasileiras
SOBRE JOÃO CARLOS MARINHO
Foto do autor João Carlos Marinho
João Carlos Marinho sempre sonhou ser escritor e tornou-se autor de literatura para crianças e jovens, além de romancista, poeta e advogado. Ele é carioca, mas residiu em Santos e São Paulo, além de uma temporada em Lausanne, na Suíça, onde completou os estudos do colegial. Leitor e admirador de Monteiro Lobato, Marinho transportou os personagens literários de uma vida rural idealizada para um conflitante cenário urbano, industrial e comercial. Em suas tramas, usou de humor, crítica, nonsense e ironia, fazendo a Turma do Gordo transitar pelas ruas e pelos bairros paulistanos, numa série de trezes livros — sendo O gênio do crime publicado em 1969 e o último título: O fantasma da Alameda Santos, lançado em 2015, fazendo os leitores se deliciarem com uma viagem ao tempo dos álbuns de figurinha até alcançar os selfies dos smartphones, além de passeios pela selva, videogames, aventuras psicodélicas ou histórias de terror. João Carlos Marinho escreveu romances para adultos, um ensaio e um livro de poesia.
leia mais...
SOBRE MAURICIO NEGRO
Foto do autor Mauricio Negro
Artista gráfico, ilustrador e escritor brasileiro. Colaborou com mais de cem livros de escritores brasileiros e estrangeiros ao longo de mais de vinte anos. Participou de diversas exposições e catálogos no Brasil e no exterior. Faz monotipias, colagens e pirogravuras. É membro do conselho diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB). Recebeu diversos prêmios e certificações, como o White Ravens, o NOMA, o prêmio Jabuti, entre outros. Há mais de vinte anos coordena o Negro Design Studio na elaboração de projetos no segmento editorial, audiovisual e sociocultural.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35