Seleções > O fim da fila

O FIM DA FILA

Texto: Marcelo Pimentel

Ilustração: Marcelo Pimentel

Editora: Rovelle
Uma fila sem fim cheia de cores e referências, livremente inspirada na cultura indígena brasileira, com seus animais, plantas e objetos, nessa bonita homenagem de Marcelo Pimentel.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Em O fim da fila, Marcelo Pimentel se inspira livremente nos signos da cultura indígena brasileira para contar esta história apenas por meio de gravuras, com os animais de nossa fauna formando uma fila que vai evoluindo da capa até a última página do livro: suaçutinga, capivara, jabiru, jabuti, jacaré, cobra-coral-sem-cor, macaco e até o Curupira aparecem. 

A evolução da narrativa se dá pelo uso das cores, inicialmente apenas em preto, e aos pouco com a inserção do vermelho, uma cor emocionalmente intensa, ligada ao amor, força e determinação. Essas cores nos remetem aos povos indígenas, representando dois elementos típicos de sua cultura, e essências para a elaboração dessas cores: o jenipapo (preto) e o urucum (vermelho). 

Nessa história circular, o aparecimento gradativo da cor vermelha sinaliza o início de um novo ciclo, com o sol a prevalecer e aquecer a todos. Essa pintura quente na face dos animais os torna felizes, radiantes, como se ela desse uma nova vida a eles; e quando o sol fica vermelho, o ápice do ciclo chega... e todos se veem com uma felicidade em se ver “coloridos”. Mas tudo que é radiante acaba, esfriando aos poucos essa alegria, com as chuvas tirando as cores dos animais.. E quando tudo está preto, surge um buraco vermelho, e nossa história recomeça, voltando ao início. 

Prontos para entrar nesse eterno ciclo de vida, emoções e sensações, onde o fim é apenas um novo começo!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2011
País: Brasil
ISBN: 9788561521493
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 22.4 cm x 0.6 cm
Peso: 980 g
Páginas: 16
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Prêmio White Ravens, Prêmio Grand Prix do Nami Island Picture Book Concours da Coreia do Sul
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Livro-imagem, Mito e lenda, Fábula e história de animais, Narrativa circular
ASSUNTOS
Cultura indígena, Consciência ambiental, Corpo, Arte, Diversidade cultural, Animais, Floresta, Cores e Formas, Comparações, Povos Originários, Pintura, Curupira
SOBRE MARCELO PIMENTEL
Foto do autor Marcelo Pimentel
Carioca, ilustrador e designer gráfico formado pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando desde 92 no meio editorial. Seu trabalho apresenta características únicas, como a variação constante de técnicas e de linguagem, além da predileção por narrativas que explorem a fantasia, o imaginário – contos folclóricos ou fábulas do imaginário brasileiro. Seus trabalhos já receberam diversos prêmios, entre eles: Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2001 e 2010, e seu livro O fim da fila foi selecionado para o Catálogo The White Ravens, da Biblioteca de Munique, em 2001. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35