Seleções > O elefante caiu

O ELEFANTE CAIU

Texto: Ivan Zigg

Ilustração: Ivan Zigg

Editora: Abacatte
Nem uma convenção de amigos consegue erguer o elefante caído no chão. É tão pesado! E se a força propulsora vier de onde menos se espera?
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Um elefante está caído no chão e não consegue se levantar sozinho. Então, pede ajuda a um amigo que tenta empurrá-lo com toda sua força. Estica, puxa, e... nada acontece! O clima é tenso. Mais cinco elefantes entram em cena buscando resolver o caso. Estudam o caso, pensam, calculam, mas sem saber o que fazer, decidem pausar para o almoço. Quem sabe de estômago forrado, alguém tem uma ideia que ilumine tudo?

Agora, reunidos, já somam dez elefantes. Eles decidem puxar o amigo que caiu no chão. Imagine só a energia de dez elefantes! Puxam, com muita força, só que em direções contrárias... O esforço foi gigante, mas não solucionou o problema. A manada desiste de ajudar o amigo e se vai, para a profunda tristeza do elefante que segue no chão. E, numa virada de página, surge um triz de criatura que impulsiona a arrancada do protagonista à solução do seu problema. A carreira é grande!

Essa história simples e imaginativa se apresenta como o cotidiano de todos nós, que corriqueiramente enfrentamos desafios e por vezes nos sentimos desencorajados a levantar da cama, a dar um novo passo, a fazer uma escolha ou a desbravar o porvir do dia que inicia. É também interessante atentarmos para as forças que regem a existência de cada um de nós, sejam elas internas ou externas, e que apontam para direções diversas: qual será a mais vigente?

Ivan Zigg usa do bom humor para compor texto e imagens. O protagonista na capa, estático, tenso, de papo para cima já deduz, no mínimo, um riso de canto de boca, quão improvável é pensar na cena. A surpresa do desfecho pode fazer o leitor soltar uma boa gargalhada.

Passada a euforia, ou numa releitura, possivelmente se questione: porque demorei tanto para resolver aqueeeeele problema?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788562549915
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20 cm x 28 cm x 0.4 cm
Peso: 249 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Anedota
ASSUNTOS
Empatia, Resolução de conflito, Coragem, Medo, Conquista da autonomia, Humor, Animais, Autonomia, Solidariedade, Elefante
SOBRE IVAN ZIGG
Foto do autor Ivan Zigg
Ivan Z é ilustrador, compositor e cantor. Já ilustrou mais de 90 livros e publicou livros de imagem. Seu trabalho é caracterizado pelo humor e seu traço é inconfundível.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35