Seleções > O elefante

O ELEFANTE

Texto: Carlos Drummond de Andrade

Ilustração: Raquel Cané

Editora: Companhia das Letrinhas
Que elefante é esse que caminha pelos versos de Drummond, num passo incapaz de esmagar as plantas, mas ameaçando desabar ao mais leve empurrão?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

O elefante do poeta não é de uma espécie animal — ele é feito à fantasia, uma carcaça oca de madeira tirada de velhos móveis, ripas, um brinquedo que vai pouco a pouco se cobrindo de algodão e paina que num novelo de linha tecerá um tecido. O elefante de Carlos Drummond de Andrade é essa imagem que se tira talvez da memória de um elefante de verdade, visto num circo, num álbum de figuras, numa página de enciclopédia. O elefante é a própria memória, a existência imensa que a certa altura da vida — na infância ou na velhice — poderia ser um peso, mas é leve e doce a sair de casa com suas orelhas pensas, com o rabo que se desgarra do bicho, com a presa de uma brancura impossível de fazer com qualquer material à mão.

Pesado mesmo é o mundo, a corrupção, outras fraudes e faltas, a solidão de quem não tem amigos — ainda não os tem ou já não os tem mais. A dureza da vida vem da rua, também vem das palavras e notícias que passam na televisão, das histórias que não tem conclusão nem justiça... Mesmo assim o elefante passeia este dia, passeia o dia seguinte, resistente.

É esta ambiguidade gostosa que permite que um poema como O elefante, tão cheio de amor, despregue-se das páginas de A rosa do povo (1945) e venha habitar os livros para crianças, contra o cotidiano enfastiado que já não crê em bichos, natureza, alma, poesia. De tanto em tanto dos versos, as ilustrações de Raquel Cané destaca materialidades diversas com que um elefante pode ser feito. Drummond tinha a fumaça da Guerra em seus olhos! É preciso remontar o brinquedo, o elefante de nossas esperanças.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9788574069395
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.1 cm x 26.6 cm x 0.3 cm
Peso: 150 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Poesia
ASSUNTOS
Brincadeiras, Amor, Memória, Animais reais e imaginários, Reciprocidade, Cinco sentidos, Lembranças, Circo, Comparações, Brinquedo, Recomeçar, Reconciliação, Elefante, Poesia, Poesia Social
SOBRE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Foto do autor Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), um dos nossos maiores poetas, foi funcionário público e escreveu até o fim de sua vida. Alguma poesia, sua primeira obra poética publicada, foi financiada com custos próprios, com uma tiragem de 500 exemplares. Em 1934, muda-se para a cidade do Rio de Janeiro, junto com a família. Lá, assume o cargo de Chefe de Gabinete do então Ministro da Educação, Gustavo Capanema. Para seus biógrafos, a experiência no Governo foi importante para a construção de sua nova visão política. Um pouco mais de dez anos depois, sai do cargo e se torna editor do jornal "Imprensa Popular", publicação do Partido Comunista Brasileiro. Os versos de Drummond o tornou um dos poetas mais lidos e conhecidos no Brasil. Em entrevista à revista Galileu, Celso Caviccia, professor de literatura formado em letras pela USP, explica as razões: “Drummond não ganhou fama por causa do povo, mas porque foi exaltado pelos intelectuais e por movimentos culturais populares, como a tropicália e a bossa nova, por exemplo”, Além de poemas, Drummond escreveu histórias infantis, crônicas e contos. São mais de sessenta publicações. Foi um dos poucos escritores brasileiros que pôde viver da renda advinda da Literatura.
leia mais...
SOBRE RAQUEL CANÉ
Foto do autor Raquel Cané
Raquel Cané nasceu em Santa Fé em 1974. Estudou design gráfico na Universidad Nacional del Litoral, ilustrou revistas e livros, ajudou na direção de arte da Rolling Stone Argentina, dirigiu a arte das Ediciones B. Desde 2001, ela desenha e ilustra capas de livros de forma independente para a Penguin Random House Argentina, México e Espanha, Capital Intellectual, Lo que leo, Planeta, entre outras.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35