Seleções > O balde das chupetas

O BALDE DAS CHUPETAS

Texto: Bia Hetzel

Ilustração: Mariana Massarani

Editora: Brinque-book
Joca e sua "pepeta" são inseparáveis, mas, com o crescimento dele, chegou a hora de se despedirem. Para isso, será necessário criar um ritual de passagem bem especial.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Joca adora tanto sua chupeta que a chama carinhosamente de pepeta e não a larga por nada!

Desde neném Joca dorme pepetando agarrado com o soninho.

Porém, ele está crescendo e chegou a hora de se despedir de sua grande companheira, inseparável desde o nascimento. Mas como se desfazer de um objeto tão importante para ele?

A mamãe tem um uma ordem clara e objetiva, que papai ameniza e desconstrói em sua ausência. A vovó, a irmã e a titia também querem ajudar e possuem estratégias próprias. Joca precisa acalentar seu coração nesse momento de ruptura. Quem conseguirá convencê-lo e realmente ajudá-lo nesse processo delicado de transição?

Algumas ideias nos são familiares e você já deve ter ouvido por aí como fazer o pequeno dar a sua chupeta para uma pelúcia, ou jogá-la no lixo, ou até dá-la a um animal... Mas nada disso convence Joca, até a sua tia lhe contar sobre o balde mágico que tem em sua casa, onde você joga a sua pepeta e ganha um presente.

Com criatividade e delicadeza, a escritora Bia Hetzel e a ilustradora Mariana Massarani abordam esse momento de desligamento dos objetos de transição, tão delicado às crianças. Trata-se de um texto repleto de simplicidade, e imagens gigantes em cores vivas que invadem as páginas em formato paisagem, falando com muito respeito desse grande dilema da vida dos pequeninos. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788574125480
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20 cm x 21.4 cm x 0.4 cm
Peso: 180 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Protagonismo negro, Cotidiano, Infância, Representatividade, Crescimento, Ritual de Passagem, Chupeta, Objeto transicional, Filhos pequenos, Educação dos filhos
SOBRE BIA HETZEL
Foto do autor Bia Hetzel
Nascida no Rio de Janeiro, Bia Hetzel é autora de mais de 20 livros infantis, sendo reconhecida e agraciada com vários prêmios, como o Prêmio Jabuti de Autor Revelação. Sua carreira como ambientalista por mais de 20 anos, fez com que essa característica, e preocupação com a natureza fosse passadas para seu texto. Fundou com a designer e editora Silvia Negreiros a Editora Manati, cujo objetivo é editar obras de boa qualidade literária, tanto informativa quanto gráfica. Entre seus principais livros infantis estão: Toda criança gosta e O balde das chupetas, com ilustração de Mariana Massarani; ABC: curumim já sabe ler; Berimbau mandou me chamar; O dia da Caça: Aventuras do Pequeno Naturalista; Maria Mijona; O Dono da Verdade, entre outros.
leia mais...
SOBRE MARIANA MASSARANI
Foto do autor Mariana Massarani
Mariana Massarani é uma das mais representativas autoras brasileiras de uma geração que começou seus trabalhos a partir de 1990. Ao lado de Roger Mello e de Graça Lima, integra o coletivo Capa Dura em Cingapura. Com uma identidade própria, ela segue desenhando personagens com a linguagem do cartum, combinando várias técnicas, mas sempre nos apresentando um traço determinado, simples, dinâmico, cheio de bossa e bom humor.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35