Seleções > O anel encantado

O ANEL ENCANTADO

Texto: María Teresa Andruetto

Ilustração: María Teresa Andruetto

Tradutores: Marina Colasanti

Editora: Global
María Teresa Andruetto apresenta sete narrativas breves. Poder, amor e família entrelaçados e ressignificados pela ficção.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Se o conto consiste no poder da concisão e num desfecho que surpreenda o leitor, cá estamos. Sete histórias breves, nada previsíveis e com finais inquietantes.

O texto que abre o livro dá título ao mesmo e narra as paixões fulminantes do imperador Carlos Magno. Primeiro, por Ifigênia, jovem do seu povoado que falece com um anel misterioso embaixo da língua. A medida que esse anel vai passando de mão em mão, muda o objeto de desejo do imperador, do Bispo a uma cigana, até que o anel cai no lago onde a história inicia.

Na sequência há um pai muito preocupado em reunir riquezas para sua filha, mas acaba perdendo-a. Outro pai busca a cura para a filha que deve estar onde menos imagina. Um sultão cruel é traído pela sorte lançada. “De luz e de sombra” é uma espécie de conto cumulativo e também uma metáfora sobre a cegueira que às vezes nos toma diante de determinadas circunstâncias. No penúltimo texto, Andruetto utiliza sequências de frases curtas e curtíssimas, uma outra disposição dos parágrafos que se aproxima da poesia, para recontar a sina de Rapunzel. Por fim, em “A mulher do lacinho”, a autora arremata a leitura com o ápice do suspense e da fantasia desse livro.

A reunião desses contos sugere uma leitura para além do que está escrito. Não há explicações lógicas, nem tudo “faz sentido”. Luto, relações de poder, família e amor sob as camadas de metáforas para suavizar o que muitas vezes é insuportável para os sujeitos. Sejam eles crianças ou não. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2016
País: Argentina
ISBN: 9788526022621
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 16 cm x 0.5 cm
Peso: 100 g
Páginas: 62
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Mito e lenda, Realismo histórico, Reconto, Prosa poética
ASSUNTOS
Solidão, Amor, Suspense, Princesa, Paixão, Inveja, Pobreza, Desejo, Escolhas, História Geral, Protagonismo feminino, Riqueza, Crueldade, Gengis Khan, Reis e Rainhas, Carlos Magno, Governantes, Personalidades históricas, Vaidade, Soberba
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Clube Quindim - Sugestão de leitura
SOBRE MARÍA TERESA ANDRUETTO
Foto do autor María Teresa Andruetto
Graduada em Letras (Universidade Nacional de Córdoba). Escritora e professora, publicou mais de 30 livros, entre romances, teatro, infantis, juvenis e ensaios. Há mais de trinta anos atua na formação de professores e mediadores de leitura, tendo participado de planos de leitura, fundado centros de estudos e revistas especializadas. É uma das profissionais mais requisitadas na América Latina quando se trata de literatura para crianças e jovens. Por sua contribuição à literatura infantil, foi condecorada com diversos prêmios literários, destaque para o célebre Hans Christian Andersen, em 2012.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35