Seleções > O Natal do Pequeno Nicolau

O NATAL DO PEQUENO NICOLAU

Texto: René Goscinny

Ilustração: Jean-Jacques Sempé

Tradutores: Pedro Karp Vasquez

Editora: Rocco
O Natal está chegando... Uma época propícia para novas aventuras e confusões do Pequeno Nicolau!
SINOPSE
Foto do resenhista Felícia Fleck
por Felícia Fleck

Pequenos episódios do clássico personagem da literatura infantil francesa de René Goscinny e Jean Jacques Sempé. Nicolau é um garotinho esperto e perspicaz, que narra em primeira pessoa as situações cotidianas, confusões e travessuras vividas por ele, e que ganham tons inusitados sob o seu humor irônico, fazendo os leitores esboçarem desde um leve sorriso até gargalhadas altas.

As aventuras de Nicolau incluem divertidas cartas ao Papai Noel; situações corriqueiras no ambiente familiar; travessuras com os colegas de escola sob o olhar atento do inspetor “Sopa”; o jeito atrapalhado de ajudar a mãe a arrumar a casa na saída para as férias; ou a construção de uma casa em um terreno baldio com os amigos.

Nas palavras de Anne Goscinny, filha de René: “A força dessa obra é a de seduzir tanto as crianças quanto os adultos. Os primeiros se encontram e os segundos se recordam”.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2011
País: França
ISBN: 9788579800634
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.2 cm x 13.4 cm x 1 cm
Peso: 180 g
Páginas: 144
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Cotidiano, Brincadeiras, Amizade, Humor, Costumes antigos, Escola, Artimanhas, Natal, Travessuras, Férias, Esperteza
SOBRE RENÉ GOSCINNY
Foto do autor René Goscinny
René Goscinny criou, no início da década de 1950, vários heróis lendários. Em parceria com Jean Jacques-Sempé, construiu as aventuras do Pequeno Nicolau. Com Alberto Uderzo, criou Asterix, traduzido em 107 línguas e dialetos e é uma das obras literárias mais lidas do mundo.
leia mais...
SOBRE JEAN-JACQUES SEMPÉ
Foto do autor Jean-Jacques Sempé
Jean-Jacques Sempé nasceu em Bordeaux, em 17 de agosto de 1932. Aos 18 anos, foi para Paris, onde percorreu diversas redações até conseguir vender o primeiro desenho, em 1951, para o jornal Sud-Ouest. Conheceu Goscinny justamente quando começava sua carreira na imprensa, como caricaturista e chargista. Paralelamente às ilustrações para O Pequeno Nicolau, Sempé passa a ter a própria coluna na revista Paris Match, em 1956, além de colaborar com inúmeras outras publicações.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35