Seleções > Nem filho educa pai

NEM FILHO EDUCA PAI

Texto: Wander Piroli

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: SESI-SP
A história parece vir de outro tempo, mas talvez seja uma história de cicatrizes relembradas ano a ano, revelando as inúmeras infâncias brasileiras.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

A família dava brinquedo e limite: bola de couro, trem elétrico, velocípede, bicicleta e até mesmo espingarda de pressão, apenas não permitia um animal de estimação em casa. Um dia, no entanto, o menino, filho único, viu o empregado do pai trazendo um cabrito, amarrando-o ao pé da mangueira, e passou a alimentar, com água e folhas apanhadas na horta de casa, o desejado amigo.

Neste conto de 1998, com economia de linguagem, Wander Piroli retrata o clima de austeridade que é sentido no silêncio após frases autoritárias bastante secas. Enquanto a mãe repete uma cantilena que prevê quanto a afeição do menino pelo cabrito vai dar problema, o pai coloca um ponto final em tudo.

Já as aquarelas de Odilon Moraes transportam a narrativa para um ambiente de espaçados vazios, ausência de diálogo, numa novela visual de sombras e ocres — tão pouco o verde que carrega esperança ou os azuis a abrir portas para novas realidades. A história parece vir de outro tempo, mas talvez seja uma história de cicatrizes relembradas ano a ano, revelando as inúmeras infâncias brasileiras. E talvez hoje ainda persista a necessidade de rever o não dito entre pais e filhos, sobre o que diz toda a falta ou o excesso das conversas, das coisas, dos animais que deseja como mais um brinquedo ou companhia.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788550406497
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 17.3 cm x 0.6 cm
Peso: 195 g
Páginas: 64
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Paternidade, Maternidade, Solidão, Mãe, Amor pelos animais, Memória, Tristeza, Costumes antigos, Sofrimento, Lembranças, Autoritarismo, Pai, Natal, Vínculos Afetivos, Animal de estimação, Bicho de estimação, Educação dos filhos
SOBRE WANDER PIROLI
Foto do autor Wander Piroli
Nasceu na Lagoinha, bairro periférico da capital mineira. Formou-se em Direito, mas atuou por pouco tempo em causas trabalhistas. Como jornalista, trabalhou em várias redações de Belo Horizonte entre os anos de 1950 e 2000, consagrando-se como um dos maiores cronistas de seu tempo.Lançou seu primeiro livro em 1966, A mãe e o filho da mãe, depois, publicou contos, crônicas, alguns especialmente dedicados a crianças e jovens. Lançando o olhar sobre as mazelas da periferia mineira.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35