Seleções > Não confunda

NÃO CONFUNDA

Texto: Eva Furnari

Ilustração: Eva Furnari

Editora: Moderna
Não confunda um livro que faz a barafunda com velha lição moribunda. O livro de trocadilhos de Eva Furnari nasceu em 1991 e ainda faz muita graça entre a criançada na escola... e adultos descolados!
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Refeitos alguns desenhos e aquarelados outra vez, com umas poucas páginas a mais, o livro de trocadilhos de Eva Furnari é praticamente o mesmo desde que nasceu, em 1991. Sem pretensões literárias, o livro empenhava-se em ajudar as crianças no início da aprendizagem da escrita, vindo jogar com uma coleção de frases brincalhonas geradoras do riso através do disparate, o absurdo, o bobo, o inusitado e o humor.

Palavras de sons semelhantes são emparelhadas nas páginas duplas, a exemplo de “não confunda ovelha abelhuda com abelha orelhuda.” Para o pequeno leitor, a leitura em voz alta e o desafio de ler depressa, fatalmente, o levaria ao tropeço como um trava-língua. Experimente falar “não confunda picolé salgado com jacaré mimado”, sem ouvir o eco e ver a ilustração, e então imaginar ali um “jacaré mijado”.

É natural que as crianças na fase de alfabetização se confundam com as letras escritas no papel ou na tela, mas jamais irão se embaraçar com o sentido real e aplicado das composições que poderá criar. Em sua mente, na língua do dia a dia, no seu próprio caderno. Espontaneamente. Todavia... não confunda um livro que faz a barafunda com velha lição moribunda.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2011
País: Brasil
ISBN: 9788516060237
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25 cm x 21 cm x 0.4 cm
Peso: 158 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Chiste – jogo de palavras, Imagiário, Livro-legenda
ASSUNTOS
Nonsense, Humor, Trocadilho, Disparates, Absurdo, Comparações
SOBRE EVA FURNARI
Foto do autor Eva Furnari
Eva Furnari nasceu em Roma, na Itália, em 1948. Mudou-se para o Brasil com sua família quando ainda era muito pequena. Desde pequena gostava de desenhar e estudou arquitetura na Universidade de São Paulo. Começou a carreira oferencendo seus serviços de ilustradora para ilustrar obras de outros escritores. Logo veio uma encomenda para quatro livros de autoria própria e nasceu a querida Bruxinha, cujas aventuras também foram publicadas em tirinhas na Folha de S. Paulo semanalmente. Dez anos depois, começou a criar livros com outros personagens e tramas. Já publicou mais de 60 títulos, ganhou muitos prêmios e teve os livros traduzidos para muitas línguas.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35